Mercado

Yaris fez a Toyota ultrapassar Ford, Hyundai e Renault em janeiro

SBD Audi A5

A chegada do Yaris fez muito bem a Toyota. Com as quase 5 mil unidades das carrocerias hatch e sedã vendidas em janeiro, os japoneses deram um salto no ranking das montadoras, ultrapassando, de uma só vez, Ford, Renault e Hyundai. Com isso, a Toyota chegou à quarta posição, atrás apenas da Chevrolet, Volkswagen e Fiat.

LEIA MAIS

+ TOP 50 de janeiro: Onix abre vantagem e Corolla despenca de posição

+ Renegade surpreende e ultrapassa Creta e Compass entre os SUVs

+ Toyota inicia a venda do Yaris aventureiro, o X-Way, por R$ 78.990

+ Testamos versão topo de linha do novo Toyota Yaris sedã

O Yaris hatch emplacou 2.890 unidades, no segmento que é liderado pelo Onix. Sabemos que o modelo da Toyota não disputa mercado com os modelos de entrada, como Onix, Ka e HB20. Os principais rivais do Yaris são o Polo e Argo. O Honda Fit também entra nessa disputa, mesmo que não seja classificado como hatch pela Fenabrave – o japonês é um “Monocab”, também conhecido como Monovolume.

Até mesmo contra esses rivais, o Yaris terá que “comer muito feijão” para dar trabalho. O Volkswagen Polo vendeu quase o dobro que o japonês, com 5.433 emplacamentos, enquanto o Fiat Argo vendeu 4.920 unidades. Já o Fit, com 2.101 unidades vendidas, foi ultrapassado pelo Yaris hatch em janeiro.

A carroceria três volumes segue o mesmo ritmo do hatch. A diferença, é que o Yaris Sedan está mais bem posicionado no segmento. O Toyota registrou 2.027 unidades emplacadas, enquanto o líder do segmento dos sedãs compactos, o Virtus, vendeu 3.591 unidades. O Fiat Cronos já é ameaçado pelo japonês, uma vez que registrou 2.577 emplacamentos.

Quem já foi ultrapassado pelo Yaris Sedan é o seu rival japonês, o City, que vendeu apenas 1.229 unidades em janeiro. A Honda prepara uma grande mudança em seu sedã compacto ainda para este ano, provavelmente no segundo semestre.

Vamos ver se o Yaris terá fôlego nas vendas durante o ano todo. Seu irmão maior, o Corolla, teve forte queda nas vendas em janeiro, o que vem acontecendo no segmento dos sedãs médios. Por isso, até a chegada do novo Corolla, no segundo semestre, a Toyota precisará dos números do Yaris para se manter entre as principais montadoras do país.

SBD Gasolina dura mais 3

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

Acompanhe nosso canal

300×250 NEO Blindados
RET Autoparvi Corolla
RET Gasolina Dura mais
RET Audi A5
RET Audi Approved