Curiosidades Mercado

XC40 híbrido chega ao Brasil em março, garante a Volvo

SBD Volks T-cross

Santiago – No Chile, durante a apresentação do S60, o presidente da Volvo Cars América Latina, Luis Rezende, não escapou da pergunta: Quando o XC40 híbrido vai fazer a sua estreia no país? Tenso e de sorriso estampado no rosto ele foi direto ao assunto: em breve. Mas todos sabem por aqui que em breve é quase sempre distante de tudo por isso a luz verde acendeu e o executivo garantiu: “No mundo será lançado no fim deste ano e, no Brasil em março, até o final da primeira quinzena do mês três”, cravou.

LEIA MAIS

+ Volvo S60 recoloca a marca Sueca no segmento dos sedãs esportivos

O best seller da empresa sueca, do grupo chinês liderado pela Geely, será oferecido na versão T5 Twin Engine. Nela, o 1.5 turbo de três cilindros com caixa de oito velocidades, o mesmo propulsor do T3 (que não é vendido por aqui) combinado com o elétrico de 82 cv para entregar juntos potência de 262 cavalos. A Volvo também vai projetar o 0 a 100 Km/h na faixa dos sete segundos. Preço deve ficar na casa dos R$ 240 mil.

E antes de março não daria para chegar? Não. A homologação demora um pouco portanto fica difícil acontecer antes desse período. Rezende comenta que a marca vai ampliar a liderança no segmento Plug-in no Brasil e disse que a montadora entende o Brasil como país estratégico e, esse conjunto de motores “mais em conta” poderá ocupar mais espaço no mercado atuando em outras novidades.

O híbrido, na ordem direta, depende da tomada para ser carregado mas existe a opção do motor regenerar a energia e dar um prazo maior de autonomia. Basta você teclar no que oferece a tela de nove polegadas em uma das suas funções. Hoje, XC90 e XC60 percorrem no modo elétrico uma autonomia de 40 Km.

O SUV sueco, de design escandinavo, é praticamente unanimidade em matéria de design e proposta de uso. A carroceria receberá o corte da tampa de entrada de energia colocada no para-lama dianteiro direito (semelhante a da gasolina). O kit de recarga inclui a tomada como item de série e vai no porta-malas. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson e, na traseira, multibraço. O carro mede 4.425 mm e tem distância entreeixos de 2.702 mm. Os pneus previstos são os de 20 polegadas parecidos com os utilizados no atual R-Design.

O XC40 Plug-in construído na plataforma CMA (Compact Modular Architeture) contará com três modos de condução: hybrid, power e pure. E vamos traduzir as funções das palavras: a primeira opção usará da eficiência, enquanto o modo força será performance e o puro ativará o 100% elétrico lembrando que a tração integral funciona sob demanda. A Volvo não confirma a opção individual e off-road de direção.

A tecnologia utilizada no On Call, sistema de inteligência do veículo, ganhará novas funções de suporte ao motorista, além dos atuais comandos via APP. A Volvo, infelizmente oferta a garantia de dois anos mas vende o plano de dois anos a mais que recomendo ser adquirido.

Também vale lembrar que a Volvo Cars espera vender até o ano 2025 cerca de um milhão de veículos eletrificados em todo mundo. O proposta para o XC40 Plug-in é liderar essa estratégia do fabricante pelos próximos cinco anos. O SUV, desde seu lançamento em 2018, já vendeu 150 mil unidades em todo o mundo, das quais 3.755 no Brasil.

O diesel e as peruas

A proposta é manter o motor diesel no Brasil mas aos poucos substituir esses propulsores pelo T8 (híbrido). Esse é o plano da marca. A empresa não mais investirá na tecnologia da mecânica a óleo. Outro assunto que perguntei ao presidente esteve associado às peruas, já que a montadora foi a criadora do segmento. A resposta para manutenção das stations no país é ajustar o volume na importação para vencer a baixa procura por parte do consumidor. “Enquanto as wagons estiverem em nosso portfólio nós venderemos por aqui”. A estilosa V60 é a prova do que diz o chefe da Volvo.

SBD Volks T-cross

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

Acompanhe nosso canal

300×250 NEO Blindados
RET Autoparvi Corolla