Publicidade
Lançamentos Mercado

Volvo traz seu primeiro 100% elétrico, o XC40 em sua melhor versão

A Volvo já mostrou que aposta mesmo na eletrificação dos seus veículos. No mundo isso já é visto em vários mercados em que a sueca atua. Aqui no Brasil não vai ser diferente, a montadora disponibiliza para os brasileiros o novo XC40 Pure Eletric, seu primeiro carro 100% elétrico que custa R$ 389.950. Mas ele é só o começo.

LEIA MAIS

+ Volvo apresenta o Concept Recharge e, com ele, seu futuro elétrico

O carro bom de visual, de curvas, de estrada, tecnologia e autonomia é inspirado na versão topo batizada de Recharge e híbrida por sinal. O modelo da energia chega ao Brasil para fortalecer o compromisso da Volvo em tornar-se totalmente elétrica até 2030.

“Aqui no Brasil até pouco tempo só estávamos vendendo veículos híbridos e agora viramos a chave na primeira volta com o modelo elétrico que nos coloca em um novo patamar. É um veículo robusto que traz em seu DNA todos os anos de desenvolvimento e pioneirismo da marca”, declarou João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

A motorização é composta por dois propulsores elétricos P8 AWD capaz de desenvolver até 408 cv de potência e 660 Nm de toque. O carregamento pode ser feito através de uma tomada convencional ou por meio de uma Wallbox e não espere nada diferente do que foi dito.

Graças à adição do powertrain de tração integral elétrico e a tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro tem autonomia de mais de 400 km com uma única carga. E fica por conta do sistema de carregamento rápido a transferência da energia para a bateria que carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.

A Volvo diz que o novo XC40 Recharge Pure Eletric é capaz de sair da inércia e alcançar os 100 km/h em apenas 4,9 segundos, com um limitador de velocidade a 180 km/h. Dá para se divertir na cidade e na estrada com o torque alegria. O que significa? A pisada no acelerador e a cabeçada no apoio do assento.

A novidade ainda é responsável por inaugurar o novo sistema de infoentretenimento com o inédito operacional Google Automotive Services, que integra o SUV aos mais avançados recursos Google. Gostei, curti e recomendo a experiência. Tá com folga financeira para isso? Se a resposta for negativa, vá, no mínimo, conhecer.

Essa facilidade repensa a natureza por dentro do carro e tem uma interface fácil de usar com conectividade acho que até agora diferenciada. São 40 gigas de dados livres por mês durante quatro anos.

Para dar aos clientes a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones, mas adaptados para interação mãos livres enquanto dirigem, os recursos de reconhecimento de voz estão aprimorados. A Volvo também corrige um “defeito de fábrica” e passa a acompanhar bem o mercado com três anos de garantia. Se tornou caro comprar a assistência depois dos dois anos na loja.

Desenho

Já o design traz as linhas clássicas a marca escandinava com destaque para um painel com o logo da Volvo Cars, no lugar das grades de entrada de ar, que remetem à originalidade do modelo. Embaixo do capô tem outro compartimento de bagagem. Além desse diferencial, a gama de versões também recebe uma nova cor, Sage Green, exclusiva para o XC elétrico.

Na cabine, o revestimento dos bancos é em microtech (espécie de couro ecológico) já o carpete, volante e painel possui acabamento em Cutting Edge Aluminiun. Outra novidade é o revestimento de chão que foi fabricado integralmente com plástico reciclável, mais uma das preocupações da marca com a sustentabilidade.

Com a retirada o motor a combustão, o carro ganhou um porta-malas frontal, além do espaço traseiro que comporta até 413 litros e que pode ser aberto e fechado eletronicamente graças à função hands free.

O SUV oferece assistências à condução, como câmera 360 graus que, junto ao alerta de tráfego lateral (CTA), com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O Volvo XC40 Pure Electric conta também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS). Salve a tecnologia a favor da segurança. Eles são impecáveis.

O sistema de rodagem do utilitário é diferente na frente e atrás. As rodas de alumínio são calcadas por pneus 235/45 na frente e 255/40 atrás.

Outra resenha tech é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.

O importado vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

ME CONHEÇA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Lista VIP

Assine nossa lista e receba notícias em primeira mão.