Volkswagen lança Certidão para veículos clássicos nacionais

A Volkswagen lançou um Certificado para Veículos Clássicos que reconhece as características dos modelos clássicos nacionais. O documento fornece dados originais de produção que podem ser úteis para preservar e restaurar veículos da Volks.

“Trata-se de uma autentica certidão de nascimento, emitida sempre no nome do atual proprietário do clássico. Além disso, cada certificado terá um número serial único, que garantirá a rastreabilidade e autenticidade, evitando, dessa forma, possíveis falsificações”, diz a montadora.

O Certificado de Veículos Clássicos é emitido através do VW Collection para os veículos produzidos em nosso País que tenham pelo menos 20 anos. A Volkswagen Alemanha foi parceira nessa iniciativa, sendo utilizada como referência.

LEIA MAIS
+ Novo carregador para carro elétrico consegue 142 km de autonomia em 5 minutos

Através dela, a Volkswagen do Brasil também teve conhecimento do interesse de colecionadores do mundo inteiro aos veículos produzidos localmente, sendo um fator adicional para a decisão da criação do certificado local, que tornou o Brasil a ser o segundo país, dentro da VW, a oferecer esse serviço aos seus clientes.

“Tudo é criado a partir da base de dados de produção da marca no Brasil, que remonta às origens da operação nacional, nos anos 1950. Até o final dos anos 1980, as informações eram registradas em fichas de papel, manuscritas, que passaram por diversas modificações ao longo dos anos. Esses documentos eram preservados em microfilmes contendo milhares de fichas cada, que juntos somam cerca de 6,5 milhões de registros. Para fins de preservação, a Volkswagen agora digitalizou esses documentos, o que também viabilizou a criação dos certificados”, detalha a Volkswagen.

A Kombi ‘Corujinha’ 1960, com pintura saia-e-blusa nas cores Vermelho Calipso e Branco Lótus; o TL 1972, na cor branco-lótus; e o Gol 1300, na cor Vermelho Calipso, e primeiro Gol “placa preta” da história foram os primeiros modelos do Brasil a receber Certificado VW. Eles fazem parte do Acervo da Garagem VW.

Primeiros modelos do Brasil a receber Certificado VW | Foto: Divulgação/Volkswagen

Artigos Recentes