Especial VW Mercado

Volkswagen ganha prêmio nacional de melhor reparabilidade do Cesvi

Pouca gente leva em conta, na hora de comprar um carro, quanto custa e se será fácil reparar peças do automóvel após um acidente ou danos no veículo. Mas a reparabilidade é muito importante e deve sim ser levada em consideração, pois ela pode evitar muita dor de cabeça em um futuro que ninguém espera ter que enfrentar.

No mercado nacional, quem “mede” o índice de reparabilidade é o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE). E, anualmente, ele anuncia os veículos que alcançaram os melhores índices de reparabilidade em 2018 no Prêmio Car Group, que chega à sua décima edição. O ranking destaca os modelos que conquistaram os melhores resultados na relação entre custo e facilidade de reparo ao longo do ano.

LEIA MAIS

Gol ultrapassa HB20 e Ka nas vendas das primeiras três semanas de novembro

Com o T-Cross, a Volks entra no disputado mercado dos SUVs compactos no Brasil

Novo Jetta: entenda como um motor 1.4 consegue entregar tanto desempenho

Em 2018, os prêmios foram distribuídos em 11 categorias. A Volkswagen foi o grande destaque ao conquistar sete troféus com os modelos: Hatch Sub-Compacto, com o up!; Hatch Compacto, com o Polo; Hatch Compacto off-road, com o Cross up!; Picape compacta cabine simples, com a Nova Saveiro CS; Picape compacta cabine dupla, com a Nova Saveiro CD; Sedan compacto, com o Virtus e SW Compacta, com o Spacefox.

Já a Citroën obteve dois prêmios: um na categoria Sedan Médio, com o C4 Lounge e outro com a Minivian Compacta o Aircross. O Peugeot 2008 levou o prêmio de utilitário esportivo e o Suzuki Jimny ficou com o troféu na categoria utilitário esportivo off-road.

“O ranking Car Group é considerado o principal índice do CESVI BRASIL, não só por sua análise detalhada, mas por contribuir como referência aos consumidores, que podem verificar informações relevantes sobre o veículo que pretendem adquirir. Já para as seguradoras e montadoras, o ranking é um grande aliado como indicador para o desenvolvimento de produtos e para a precificação”, comenta Emerson Feliciano, superintendente técnico do CESVI BRASIL.

Confira a lista dos veículos premiados no ranking Car Group 2018:

Categoria Montadora Modelos CAR Group
Hatch Sub-Compacto Volkswagen UP! 10
Hatch Compacto Volkswagen Polo 10
Hatch Compacto off-road Volkswagen Cross UP! 10
Picape compacta cabine simples Volkswagen Nova Saveiro CS 27
Picape compacta cabine dupla Volkswagen Nova Saveiro CD 28
Sedan compacto Volkswagen Virtus 10
Sedan médio Citroën C4 Lounge 40
Minivan Compacta Citroën Air Cross 31
SW Compacta Volkswagen Spacefox 16
Utilitário esportivo Peugeot 2008 31
Utilitário esportivo off-road Suzuki Jimny 36

CAR Group

Criado em 1999, o índice compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. Geralmente, o Centro recebe o veículo antes de seu lançamento e realiza testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisa de seguradoras, especializados em reparação automotiva e segurança viária.

Depois de cada impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo, em que é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo, bem como uma análise individual das peças envolvidas. A partir daí, é realizado um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. E, após um ano, os veículos que mantiveram as melhores médias passam a compor o ranking de vencedores do Prêmio CAR Group, no qual quanto menor a nota, melhor é o índice de reparabilidade.

Vale ressaltar que o estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados e que o ranking é atualizado mensalmente.

Sobre o CESVI BRASIL

Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), pertencente ao Grupo MAPFRE, é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos.

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

Acompanhe nosso canal

RET Jetta Outlet
RET Polo Março