Especial VW Mercado

Volkswagen ganha prêmio nacional de melhor reparabilidade do Cesvi

Pouca gente leva em conta, na hora de comprar um carro, quanto custa e se será fácil reparar peças do automóvel após um acidente ou danos no veículo. Mas a reparabilidade é muito importante e deve sim ser levada em consideração, pois ela pode evitar muita dor de cabeça em um futuro que ninguém espera ter que enfrentar.

No mercado nacional, quem “mede” o índice de reparabilidade é o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE). E, anualmente, ele anuncia os veículos que alcançaram os melhores índices de reparabilidade em 2018 no Prêmio Car Group, que chega à sua décima edição. O ranking destaca os modelos que conquistaram os melhores resultados na relação entre custo e facilidade de reparo ao longo do ano.

LEIA MAIS

Gol ultrapassa HB20 e Ka nas vendas das primeiras três semanas de novembro

Com o T-Cross, a Volks entra no disputado mercado dos SUVs compactos no Brasil

Novo Jetta: entenda como um motor 1.4 consegue entregar tanto desempenho

Em 2018, os prêmios foram distribuídos em 11 categorias. A Volkswagen foi o grande destaque ao conquistar sete troféus com os modelos: Hatch Sub-Compacto, com o up!; Hatch Compacto, com o Polo; Hatch Compacto off-road, com o Cross up!; Picape compacta cabine simples, com a Nova Saveiro CS; Picape compacta cabine dupla, com a Nova Saveiro CD; Sedan compacto, com o Virtus e SW Compacta, com o Spacefox.

Já a Citroën obteve dois prêmios: um na categoria Sedan Médio, com o C4 Lounge e outro com a Minivian Compacta o Aircross. O Peugeot 2008 levou o prêmio de utilitário esportivo e o Suzuki Jimny ficou com o troféu na categoria utilitário esportivo off-road.

“O ranking Car Group é considerado o principal índice do CESVI BRASIL, não só por sua análise detalhada, mas por contribuir como referência aos consumidores, que podem verificar informações relevantes sobre o veículo que pretendem adquirir. Já para as seguradoras e montadoras, o ranking é um grande aliado como indicador para o desenvolvimento de produtos e para a precificação”, comenta Emerson Feliciano, superintendente técnico do CESVI BRASIL.

Confira a lista dos veículos premiados no ranking Car Group 2018:

CategoriaMontadoraModelosCAR Group
Hatch Sub-CompactoVolkswagenUP!10
Hatch CompactoVolkswagenPolo10
Hatch Compacto off-roadVolkswagenCross UP!10
Picape compacta cabine simplesVolkswagenNova Saveiro CS27
Picape compacta cabine duplaVolkswagenNova Saveiro CD28
Sedan compactoVolkswagenVirtus10
Sedan médioCitroënC4 Lounge40
Minivan CompactaCitroënAir Cross31
SW CompactaVolkswagenSpacefox16
Utilitário esportivoPeugeot200831
Utilitário esportivo off-roadSuzukiJimny36

CAR Group

Criado em 1999, o índice compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. Geralmente, o Centro recebe o veículo antes de seu lançamento e realiza testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisa de seguradoras, especializados em reparação automotiva e segurança viária.

Depois de cada impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo, em que é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo, bem como uma análise individual das peças envolvidas. A partir daí, é realizado um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. E, após um ano, os veículos que mantiveram as melhores médias passam a compor o ranking de vencedores do Prêmio CAR Group, no qual quanto menor a nota, melhor é o índice de reparabilidade.

Vale ressaltar que o estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados e que o ranking é atualizado mensalmente.

Sobre o CESVI BRASIL

Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), pertencente ao Grupo MAPFRE, é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos.

SBD Audi Q5 2

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

Acompanhe nosso canal

RET Audi Q5
RET TCross