Publicidade

Volkswagen apresenta o Jetta GLI renovado com novo motor

Publicidade

A Volkswagen apresentou a nova versão do sedã esportivo Jetta GLI como o melhor Jetta de todos os tempos. O modelo produzido no México ganhou melhorias no design, com traços cupê, e novidades exclusivas em tecnologia e segurança.

LEIA MAIS

+ GOLF MK8 RODANDO NO BRASIL TESTA A NOVA TECNOLOGIA HÍBRIDA DA VOLKS

Debaixo do capô está o motor 350 TSI de quatro cilindos com 2.0 litros, turbocompressor e injeção direta. A marca alemã recalibrou o sistema que agora é capaz de desenvolver até 231 cavalos de potência e 25,7 kgfm de torque.

A nova transmissão automática de dupla embreagem DSG agora é de sete marchas. Isso leva o Jetta de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos e alcança velocidade máxima de 249 km/h.

Montado em um subchassi de aço leve, a suspensão traseira multilink possui barra estabilizadora e amortecedores com ajuste esportivo. Com molas mais rígidas e uma postura mais baixa, a suspensão oferece uma dinâmica focada no desempenho.

No conjunto de tração, o diferencial de deslizamento limitado com sensor de torque controlado eletronicamente (VAQ) monitora os dados de velocidade e força G lateral. Com isso, o sistema faz ajustes para manter um equilíbrio de torque entre as rodas dianteiras, transferindo mais força para a roda com maior capacidade de tração na curva. Esse recurso, inédito no mercado, aumenta a velocidade em curvas.

Estão disponíveis quatro modos de condução, Eco, Comfort, Sport e Individual, que são capazes de atuar na dinâmica, na aceleração e na velocidade das trocas de marcha. O sistema de direção tem assistida elétrica e relação variável progressiva, capaz de modular a assistência em função da velocidade e do ângulo de esterço.

Os dentes da cremalheira de direção se mantêm mais espaçados em relação ao centro, comparado a um conjunto comum, respondendo rapidamente ao entrar em uma curva ou ajudando a reduzir o esforço para rotação total da direção, como em uma baliza. Em velocidades mais altas, a direção ajuste a relação, para entregar uma reação direta e precisa de condução.

Esse conjunto fica completo com as novas rodas de liga-leve diamantadas de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/45 R18. O GLI vem equipado com discos ventilados de 312 mm na dianteira e discos de 300 mm na traseira.

Baseado na plataforma modular MQB da Volkswagen, tanto carroceria como chassi foram construídos em parte com aços moldados a quente, de alta e ultra-alta resistência, permitindo o uso de peças mais finas e leves, sem comprometer a rigidez da carroceria. Isso se reflete em benefícios para a segurança, o baixo peso e a condução do Jetta.

Além dos seis airbags de série (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), o sedã conta com Controle adaptativo de velocidade e distância (ACC) com função Stop&Go, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Sistema de Frenagem Pós-Colisão, Detector de Fadiga e ISOFIX® com top-tether para fixação de cadeirinhas de crianças no banco traseiro.

O novo design também aumentou um pouco o comprimento do Jetta, agora com 4.747 mm no total. O porta-malas tem capacidade para 510 litros, enquanto o tanque de combustível abriga 50 litros.

O cockpit surge renovado com tonalidades escurecidas, que contrastam com os novos detalhes horizontais em vermelho no painel, feito de material “soft-touch”. Outros destaques são os acabamentos de portas com costuras vermelhas, seguindo a tendência de costuras nos bancos e no volante.

A cabine ainda recebe uma iluminação ambiente, que pode ser configurada entre dez cores disponíveis. Nas mãos está o novo volante revestido em couro. Agora, com inéditos botões “touch” apresentam nova configuração de controles para a central multimídia e painel de instrumentos. Logo atrás, aletas oferecem uma trocas de marcha mais esportivas.

Para 2022, o painel recebe o VW Play, central multimídia de 10,1 polegadas. Além da conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, a central conta com diversos aplicativos disponíveis para download, modo valet e conexão Wi-Fi via smartphone.

O VW Play também vem com um HD interno de 10 GB, para armazenar apps e músicas. Além disso, todas as configurações do carro e cabine são feitas diretamente no VW Play, integrando os controles em um só lugar.

E a central segue conectada ao Active Info Display, painel de instrumentos digital configurável com 10,25 polegadas. Os grafismos na cor vermelha são exclusivos do GLI e apresentam diferentes modos de visualização dos mostradores e informações do veículo.

O sedã carrega ainda faróis automáticos, espelhos laterais com desembaçador, espelho retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, carregador por indução para smartphone, duas entradas USB-C, ar-condicionado digital automático Climatronic de duas zonas e acesso sem chave KESSY® com partida por botão.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade