Curiosidades Mercado

Veja quando chegam os motores turbo da Fiat e em quais carros eles estarão

Carros de passeio com motores turbinados já são uma realidade no Brasil. A maioria das montadoras já aderiu a essa tecnologia, que associada à injeção direta, resulta em bom desempenho e baixo consumo de combustível (que é o que todo mundo quer). Mês passado, os três carros mais vendidos no país – mesmo que seja em um período atípico de vendas – foram modelos que oferecem versões com motor turbo. Veja mais no vídeo abaixo:

A Fiat, terceira montadora que mais vende automóveis no Brasil, ainda não aderiu à nova onda dos turbinados. Já teve modelos no passado, mas eram outros tempos e outras tecnologias.

Pois bem, a FCA já vende opções de carros com motor turbo a gasolina na Europa e em outros mercados. A boa notícia que eles estão perto do Brasil e serão flex. A nova Strada com opção 1.0 turbo de 130 cv e Jeep Compass 1.3 turbo de até 180 cv chegam no país no início de 2021. Por enquanto, nova Strada só com motores aspirados mesmo.

A “segunda onda” de lançamentos turbinados da FCA englobará a família Argo e Cronos com o motor menor e a Toro com a variante de 150 cv do mesmo motor 1.3 turbo do Compass e que também vai chegar em 2021 para o Renegade. Os turbinados devem assumir as versões topo de linha no caso de argo e cronos, inicialmente na linha esportivada HGT. A transmissão será do tipo CVT, algo inédito para a montadora italiana por aqui.

A motorização turbo também equipar dois novos SUVs que a Fiat vai lançar em 2021. O primeiro será um baseado no Argo e nasce pra competir com o Volkswagen Nivus, que é baseado no Polo. Terá motor 1.0 turbo de aproximadamente 130 cv e câmbio CVT. Já o outro utilitário será maior e, segundo a própria Fiat, muito parecido com o conceito Fastback apresentado no salão do automóvel de 2018. Tera motor 1.3 turbo, que na Europa tem variantes de 150 cv e 180 cavalos de potência.

Ou seja, 2021 será um ano de importantes lançamentos para a Fiat. Tudo bem que ela está atrasada em relação aos rivais, mas deve chegar com tudo para brigar em diferentes segmentos com motores turbo e com injeção direta, para assim disputar de vez com a Volks pela segunda posição no raking geral e ainda incomodar a líder Chevrolet.

SBD Gasolina Dura mais 1

ME CONHEÇA MAIS

300×250 NEO Blindados
RET Autoparvi Corolla
RET Gasolina Dura mais

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre tudo que acontece no mundo automotivo!