Veja dicas para viajar com segurança neste fim de ano

A virada de ano está bem próxima. Neste período de alta temporada, as viagens de carro são bem comuns, mas é preciso ficar atento a algumas questões para viajar com segurança. Fazer a revisão periódica, checar os pneus são algumas das dicas. Mas você acha que está pronto para pegar a rodovia? 

Antes de colocar o pé na estrada o condutor precisa fazer algumas checagens no automóvel para evitar futuros problemas. Ao viajar, ninguém quer ser pego de surpresa e atrapalhar todo o roteiro. “Antes de sair de casa é importante, ainda na garagem, verificar o estado dos pneus, se está dentro do limite de desgaste, indicado pelo TWI. Um pneu desgastado, com arame aparecendo, por exemplo, pode até causar um acidente”, alerta o técnico em Automobilística Anderson César Lira.

Segundo Lira, outro detalhe importante é o alinhamento e balanceamento das rodas. O serviço deve ser feito periodicamente. As luzes também devem ser checadas antes de sair. “Fique atento e veja se tudo acende corretamente. Faróis, lanternas, setas. No interior do carro, veja se todas as luzes de advertência, no painel de instrumentos, acende no primeiro contato com a chave”, afirma. As luzes de advertência apagam após alguns segundos.

LEIA MAIS
+ CONFIRA O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO DETRAN-PE NO FINAL DE ANO

“Com relação aos fluidos veja os níveis do óleo de motor, líquido de arrefecimento, óleo de freio e direção hidráulica”, acrescenta Lira. Os líquidos são importantes e precisam estar sempre acima do mínimo e abaixo do máximo. No veículo, sempre há o indicativo dos níveis. 

Outro ponto importante para observar e viajar com segurança é o estepe do carro. Além dele, chave de roda, macaco e triângulo precisam estar dentro do veículo conforme haja necessidade de sinalização e/ou uma troca de pneu, por exemplo. Para carros onde o estepe tem chave-segredo, a dica é procurar logo e deixar dentro do carro, em local de fácil acesso. 

Vale lembrar ainda que as revisões periódicas precisam estar em dia. “O motorista deve sempre se antecipar. Não é recomendado viajar fora do prazo de manutenção periódica e correr risco na viagem. Caso acenda alguma luz na viagem, procure, imediatamente, uma assistência, para saber se pode continuar dirigindo normalmente”, ensina o especialista.

E nunca se esqueça de escolher o combustível certo antes de pegar a estrada. Gasolina e Diesel Duramais garantem um rendimento 10% melhor no consumo, até 50% menos emissão de poluentes e ainda melhora o desempenho do carro.

ASSISTA TAMBÉM AS NOVIDADES EM NOSSO CANAL:

 

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade