Veículo movido a água salgada faz 350 mil km sem avarias

A empresa suíça NanoFlowcell apresentou, em 2015, o Quantino 48 Volt, um carro movido a água salgada. Desde então, o modelo concluiu 350 quilômetros de funcionamento sem apresentar nenhum tipo de problema.

LEIA MAIS

+ FIAT 500E É SOLUÇÃO COMPACTA, URBANA E INTELIGENTE

O Quantino foi apresentado pela primeira vez durante o Salão do Automóvel de Genebra e passou por testes de pistas rodando por mais de 10 mil horas. Nos últimos três anos, o carro já havia ultrapassado 250 mil km, além de mais 100 mil km que foram testados em laboratórios.

Segundo Nunzio La Vecchia, responsável por desenvolver o modelo, ele pesa 1,4 mil kg, com capacidade de transportar até quatro pessoas. Debaixo do capô está um motor elétrico de 80 kW de potência, o que equivale a 109 cavalos.

Ainda de acordo com a empresa, o Quantino 48 Volt consegue sair da inércia e chegar aos 100 km/h em apenas cinco segundos e possui uma autonomia de 1 mil quilômetros.

O protótipo possui um sistema de funcionamento semelhante ao de um modelo movido à célula de combustível, mas com o diferencial de permitir que água salgada atue no sistema sem gerar emissão de CO2.

São dois tanques de 175 litros cada, somando 350 litros de líquidos iônicos, um com carga positiva e outro com carga negativa. O reabastecimento é realizado de forma parecida a um carro convencional, com a diferença de que os dois tanques são abastecidos de forma simultânea com liquídos diferentes.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade