Publicidade

Vai viajar? Fique de olho na revisão e na prevenção

Publicidade

Vou reforçar algumas dicas primárias para quem tá saindo de férias com a turma, assim como eu, pegando a estrada e ligando o alerta para o seguinte: alguns problemas podem deixar você parado na pista e vou destacá-los. Coisa simples.

LEIA MAIS

+ CARRO PARADO NAS FÉRIAS: CONFIRA OS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER

Esqueceu do fluido de arrefecimento, não olhou para o motor fresquinho, coisa rara fazer isso. O que acontece? Digo que o tal do superaquecimento do motor pode deixar um prejuízo e tanto. Uma referência negativa na conta-corrente ou cartão de crédito de até R$ 12 mil, ou quem sabe mais a depender da retífica, do porte do seu veículo ou da franquia do seguro, ainda se vai cobrir ou não.

Todo motor tem a temperatura ideal de trabalho que, na maioria dos carros, está em torno dos 92 graus por isso passa a régua, olha, o cluster, quadro de instrumentos, do painel. As revisões periódicas vão te ajudar também porque o mecânico vai falar pra você da reposição do líquido que refresca o possante. E também vai acusar se o mesmo tá bebendo demais. Se existe algum defeito. E cá pra nós, não dá para fazer isso no meio da viagem.

Em outra parte, a pane elétrica pode ser evitada desde que o motorista se ligue no tempo de vida da bateria, nada de ficar na mão e, a cada ano faça isso por alguns minutos na assistência ou na loja da marca da sua peça. De olho também nos sinais de injeção eletrônica, luzes de alerta. Nas letrinhas do visor.

E o pneu furado? Gente, essa eu digo direto. O povo não faz o rodízio a cada 10 mil rodados e muito alinha ou balanceia. Sem contar a calibragem semanal ou a cada 10 dias, ato que considero obrigatório. Vacilou? Então já era porque até o tempo de vida da rodagem vai cair muito e nasce mais uma despesa antecipada, desnecessária.

Um outro lance é a pane seca. Não arrisque. Dirija com o tanque acima do último quarto. Deu o tempo do combustível, principalmente na rodovia, não espere pela reserva. Faça o certo e boa viagem.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade