Publicidade

Toyota apresenta mais informações do seu elétrico bZ4X

A Toyota apresentou mais uma importante novidade para o seu portfólio nacional. A marca revelou detalhes do bZ4X, protótipo de seu modelo eletrificado com a tecnologia BEV. Com uma nova pegada focada na neutralidade de carbono, a japonesa está investindo nos modelos com motorização verde.

LEIA MAIS

+ Toyota SW4 2022 chega nas versões Diamond e Gazoo Racing no final do mês

Com vários modelos de motorização híbrida como Corolla Cross, Corolla Cross e Rav4, a dois com propulsor híbrido leve, que passou a ser ofertado nos Corolla e Corolla Cross (e hoje correspondem a 20% das vendas de ambos os carros), a montadora inicia um novo caminho.

Apresentado pela primeira vez no começo de 2021 ainda como protótipo na China, o bZ4X começa a chegar nos Estados Unidos ainda este mês, na Europa em dezembro e até maio de 2022 nos demais países como Japão e China.

A estreia do modelo também apresenta a nova família de elétricos da marca que terão seus nomes iniciados em bZ, que significa Beyond Zero. A Toyota ainda prometeu mais seis modelos dessa linha até 2025.

Falando especificamente do SUV elétrico, ele conta com tração integral e é o primeiro construído sobre a plataforma e-TNGA, derivada da utilizada na versão atual do Corolla, mas adaptada para modelos 100% limpos, em uma parceria com a Subaru.

Com um desenho parecido com o atual Rav4 com linhas mais vincadas e modernas. De acordo com a própria marca, essa mudança no design foi batizada de tubarão cabeça de martelo, graças as suas linhas mais achadas na parte da frente.

Em relação ao tamanho, o bZ4X conta com 1,86 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,85 metros de entre-eixos. O peso total da configuração de entrada é de 1.920 kg, enquanto a mais completa chega a 2.005 kg.

Para mover tudo isso, a japonesa apostou em um conjunto de baterias de 71,4 kWh, com um motor elétrico unico no eixo dianteiro, capaz de entregar 150 kW (204 cv) de potência e 27,2 kgfm de torque e autonomia de 500 km. De acordo com a Toyota, ele é capaz de sair de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos.

A configuração mais completa conta com um segundo motor no eixo traseiro. Dessa forma, além da tração integral, cada motor entrega 80 kW de potência, somando 160 kW (214 cv), além de 34,2 kgfm. A autonomia diminui para 450 km, com uma aceleração de 7,7 segundos. As duas opções têm uma velocidade máxima limitada a 160 km/h.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade