Publicidade

Stellantis vai produzir carro elétrico em Pernambuco

A Stellantis quer alocar para o Polo de Goiana (PE), a produção dos primeiros veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid. A plataforma associa eletrificação com motorização flex e etanol, além dos 100% elétricos a bateria totalmente desenvolvidos e produzidos pela empresa no Brasil.

Ainda segundo a Stellantis, as demais plantas do Grupo no país – Betim (MG) e Porto Real (RJ) – também terão as plataformas Bio-Hybrid à disposição já a partir do próximo ano. As plataformas Bio-Hybrid e BEV (Battery Electric Vehicle) são parte da estratégia global de descarbonização da mobilidade concebida pela Stellantis.

A estratégia prevê a descarbonização total das operações e produtos da empresa até 2038, e uma redução de 50% das emissões de CO2 já em 2030. As novas tecnologias híbridas estarão disponíveis já a partir do próximo ano.

LEIA MAIS
+ Ford lança Mach-E, primeiro Mustang 100% elétrico no mundo

O Software Center, sediado no Porto Digital, em Recife, é referência na produção e exportação de software automotivo, enquanto os laboratórios instalados no Polo e em parcerias com universidades do Nordeste se dedicam ao desenvolvimento da eletrônica embarcada e conectividade dos veículos, com ênfase para os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS, na sigla em inglês), que é a base da direção autônoma.

Fornecedores
O desenvolvimento tecnológico vai resultar também na ampliação significativa do parque local de fornecedores. Atualmente, a Stellantis tem no entorno do Polo de Goiana 38 fornecedores de componentes e sistemas, número que deve aumentar para 50 no curto prazo.

Ao longo dos próximos anos, no horizonte do desenvolvimento da nova família de veículos híbridos e elétricos, a cadeia de valor deverá contar com 100 fornecedores instalados em Pernambuco, desenvolvendo e produzindo componentes e soluções para a propulsão híbrida e elétrica, e descarbonizando a mobilidade.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade