Curiosidades Mercado

Saiba quais são os SUVs usados mais procurados nas revendas

Que os utilitários esportivos viraram os carros preferidos de brasileiros e de muitos mercados pelo mundo isso não é novidade. É o segmento que mais cresce e praticamente todas as montadoras têm um modelo para essa disputa. Entre os novos, os SUVs já representam quase 25% do mercado nacional, perdendo apenas para os veículos de entrada (33%).

LEIA MAIS

+ TOP 40 dos SUVs: Kicks ultrapassa o Compass e o Creta segue em queda

+ Sedãs: Corolla respira e Yaris vende mais que o Virtus pela primeira vez

+ Sucesso do Kwid faz a Renault subir no ranking das montadoras no Brasil

+ Top 50: Onix dispara e passa de 55 mil unidades vendidas no ano

Essa mesma ânsia pelos utilitários não é vista quando olhamos os números dos usados e seminovos negociados em 2019. O relatório mensal da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) aponta que, entre os 50 carros mais procurados nas revendas de usado e seminovos, apenas seis são SUVs.

Para se ter uma ideia da diferença, quando olhamos o mesmo TOP 50, só que dos carros novos, encontramos 15 SUVs listados. Portanto, quando se trata de usado, o brasileiro ainda tem outras preferências.

Claro que a questão do poder aquisitivo pesa muito nas vendas de usados. Basta pegar o TOP 10 dessa categoria para ver que os nove primeiros são modelos de entrada, sendo que muitos já até saíram de linha, como Palio, Celta e Corsa. Podemos analisar, com isso, que a tendência é que os SUVs ainda têm muito a crescer entre os usados ao passar do tempo, quando estiverem mais “desvalorizados” ou baratos.

OS MAIS VENDIDOS

Fazendo a soma dos primeiros três meses do ano, o EcoSport, primeiro SUV produzido no Brasil (2003), é disparado o mais negociado nas revendas de usados. Foram 36.828 unidades vendidas no trimestre.

O segundo também pode ser considerado um veterano. O Duster nasceu em 2011 para ser o primeiro a “peitar” o EcoSport. O SUV da Renault foi negociado 15.970 vezes nas lojas de usados do país no primeiro trimestre deste ano.

Nas terceira e quarta posições estão o Hyundai Tucson (13.169) e o Mitsubishi Pajero (10.857). Apenas nas últimas posições do TOP 50 é que aparecem SUVs mais novos. O Jeep Renegade tem 10.673 unidades negociadas no trimestre, enquanto seu rival, o Honda HR-V teve 6.386 negociações.

Abaixo segue o TOP 50 dos usados nos meses de janeiro, fevereiro e março:

Usados em janeiro

Usados em fevereiro

Usados em março

SBD Audi Junho

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

Acompanhe nosso canal

RET Audi Junho