Recentemente, alguns casos de faróis de Porsche sendo roubados estão repercutindo nas redes sociais. O último deles, em poucos segundos, um homem para com um carro em frente a um Porsche Panamera e arranca, à força, os dois faróis do modelo.
A prática, no entanto, leva a um prejuízo enorme ao proprietário. Em alguns casos, um único farol passa dos R$ 20 mil. Ou seja, prejuízo na casa dos R$ 40 mil. A reportagem entrou em contato com a Porsche para saber se a montadora pretende realizar algum tipo de medida.
Por meio de assessoria, a Porsche respondeu que “as gerações mais modernas de produtos contam com parafusos de montagem extras para coibir este tipo de prática”.
LEIA MAIS
+ CES 2023: RAM 1500 REVOLUTION É O INÍCIO DA ELETRIFICAÇÃO DA MARCA
Perguntamos quais são os modelos e anos mais suscetíveis a esse tipo de roubo, mas a Porsche disse que não tem dados compilados sobre o assunto.
Sobre o vídeo recente que circula nas redes sociais, a fabricante respondeu que o Panamera que aparece no vídeo é um modelo da primeira geração (G1). “Você consegue identificar pelo teto solar simples, não panorâmico. Na geração atual (G2), os faróis também contam o reforço através de parafusos de montagem adicionais”, informou a Porsche.
Questionamos a montadora para saber se algo seria feito com as gerações anteriores. “A Porsche trabalha continuamente para melhorar a qualidade, desempenho e segurança de seus veículos”, disse.
“Com base nos aprendizados com as gerações anteriores, trabalhamos para mitigar estes riscos nas gerações atuais. É importante citar que a geração atual do Panamera (G2) está no mercado brasileiro desde 2016. O Cayenne (E3), desde 2018. Não há, neste momento, o desenvolvimento de modificações para as gerações anteriores”, acrescentou a Porsche.
Entramos em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para saber o número de roubos e possíveis medidas para o combate. Até a publicação desta reportagem, não recebemos resposta.
Cultivo de maconha
Ainda não se sabe a razão do roubo desses faróis. Mas segundo uma reportagem do portal Metrópoles, o farol fornece uma iluminação adequada para o cultivo de maconha. A tecnologia dos faróis utilizam cerca de 65 mil leds, que conseguem iluminar até uma distância de 600 metros. São leds tão finos quanto um fio de cabelo.
ASSISTA TAMBÉM AS NOVIDADES EM NOSSO CANAL: