Mercado

Renault passa Hyundai e sobe no pódio das marcas que mais venderam em maio

SBD Geral Audi

A Renault começou 2019 com a quinta montadora do Brasil em volume de vendas, atrás da Chevrolet, Volkswagen, Hyundai e Fiat. Entretanto, o incremento nos emplacamentos do Kwid elevou a participação de mercado da montadora francesa, que, agora maio, conseguiu subir no pódio, tirando os sul-coreanos do TOP das marcas.

LEIA MAIS

+ TOP 10 dos SUV: T-Cross ultrapassa EcoSport, Duster, Tracker e Captur

+ TOP 50: maio de vendas aquecidas com destaque para Kwid e Gol

GM e Volks seguem com folga na frente, com 18,55% e 16,51% de participação do mercado nacional entre os automóveis (sem contar os comerciais leves). Quando incluímos as picapes, vans e furgões, a Fiat dá um salto e passa para a terceira posição. Não à toa, pois a marca italiana lidera o segmento dos comerciais leves com suas duas picapes (Strada e Toro). Nessa situação, a Renault é a quarta colocada. (Tabelas abaixo)

Voltando para o segmento dos automóveis, a Chevrolet emplacou 36.873 carros, sendo 22.279 unidades de um único modelo, o Onix. A Volks tem um mix de mais produtos com vendas regulares a boas. Dos 32.825 emplacamentos, o carro mais vendido foi o Gol, com 8.317 unidades, seguido do Polo (6.199) e Virtus (5.014). A montadora alemão se aproximou mais da Chevrolet neste mês graças às 3.003 unidades do T-Cross que foram vendidas em maio. Era um segmento sem a participação da Volks, ou seja, clientes novos.

A Renault tem uma situação semelhante à Chevrolet no sentido de ter um carro com grande destaque no mix. No caso é o Kwid. Dos 19.102 emplacamentos da marca francesa, 8.661 são do compacto. Na segunda posição vem o Sandero (3.834), seguido por Duster (2.490) e Logan (2.274).

A briga pela terceira posição do pódio das montadoras no segmento dos automóveis deverá ser apertada até o final de 2019. No acumulado do ano, a Renault já emplacou 83.029 unidades (9,39% do mercado), enquanto a Hyundai segue na cola com 82.171 emplacamentos (9,29%). Mas vale lembrar que a marca sul-coreana tem a chegada do novo HB20 programada para setembro, o que deve aquecer as vendas. Na Renault é esperada o lançamento da nova geração de Sandero e Logan, mas há dúvida se será ainda neste ano ou apenas em 2020.

Confira abaixo as tabelas de vendas de automóveis e comerciais leves em maio e no acumulado do ano. Os dados são da Fenabrave:

Ranking das marcas em maio

Ranking das marcas (2019)

SBD Tiggo

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

Acompanhe nosso canal

300×250 NEO Blindados
RET Autoparvi Corolla
RET Q3
RET Geral Audi
RET A3