Ram 3500 estreia como a picape a diesel mais potente do Brasil

Rebocar mais de nove toneladas não é uma tarefa fácil, mas a nova Ram 3500 faz parecer que é. Recém chegada ao mercado brasileiro, a picape já chega para assumir o posto de caminhonete diesel mais potente do país. Os números da nova aposta da Stellantis impressionam, são 6,06 metros de comprimento, 2,12m de largura e 2,03m de altura. Seu peso total é de 3.665kgs e a distância entre-eixos é de 3,78m.

LEIA MAIS

+ RAM CONFIRMA O LANÇAMENTO DO 3500 NO BRASIL

Disponível em três versões, que custam entre R$ 485 mil e R$ 530 mil, a picape estreia no Brasil com dois níveis de acabamento topo de linha da marca: o Limited Night Edition e o Limited Longhorn.

O coração da Ram 3500 é o icônico motor Cummins turbo diesel de 6,7 litros em uma versão ainda mais forte. Com seis cilindros em linha, despeja 377 cv a 2.800 rpm, a maior potência entre todas as picapes a diesel no Brasil (são 12 cv a mais do que na Ram 2500).

O torque de 1.150 Nm a 1.700 rpm, número recorde no segmento (e a Ram 3500 conta com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes.

O câmbio é automático de seis marchas. Um de seus pontos altos é o solenóide de força variável (VFS) do conversor de torque, que tem a função de suavizar as trocas na passagem de R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park). Por meio de comandos eletrônicos no painel, o condutor escolhe entre os três modos de tração, 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante. Mais capacidade

O chassi extremamente rígido, formado com 98,5% de aços de alta resistência e a suspensão exclusiva, com molas longitudinais, resultando em muita aptidão para o trabalho pesado, honrando a categoria Heavy Duty da qual faz parte, mas sem renunciar ao conforto de rodagem de uma picape premium. Dessa forma, a 3500 é capaz de transportar uma carga de até 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg.

Toda essa capacidade é assistida com o limitador de marchas, controle eletrônico do freio do reboque, além do Diesel Exhaust Brake e função Tow/Haul. Quando equipada com pré-disposição de fábrica para reboque na caçamba (propício para trailers do tipo quinta roda ou gooseneck, muito utilizado por clientes da Ram), outra exclusividade da 3500, o compartimento de carga tem capacidade de 1.628 litros.

Os espelhos retrovisores externos contribuem para a capacidade da picape, são multifuncionais, com duas lentes com comandos elétricos independentes, antiembaçamento, luzes de posição, giro e de cortesia. Eles também podem ser colocados de forma vertical, para aumentar o campo de visão quando se está puxando um trailer.

A Ram 3500 Limited Longhorn exibe o máximo da sofisticação da marca e é muito fácil e rápido perceber isso. Basta abrir a porta, subir no estribo elétrico retrátil de série (também na Laramie Night Edition) e entrar na cabine. Por dentro, materiais como couro e madeira legítima por todos os lados.

Também saltam aos olhos os acabamentos dourados com filigranas nos aros do velocímetro e do conta-giros, no painel e console central. Até os tapetes da 3500 Limited Longhorn são especiais, com o emblema da versão, desenhos em alto relevo com temática country e Mais A começar pela dianteira, com os faróis Full LED Matrix direcionais, exclusivos no segmento de picapes. Essa tecnologia aumenta a visibilidade noturna em curvas, com o projetor seguindo a posição do volante, virando em até 15° o farol do lado da curva e em até 5° o do lado oposto. Há ainda muitos outros itens de destaque (que também fazem parte da versão Laramie Night Edition) como: espelho retrovisor digital, amplo pacote de assistências à condução (ADAS), com controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa, central multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas (a maior da categoria) e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay para dois smartphones e sistema de som premium da Harman Kardon, com 17 alto-falantes, subwoofer de 10” e cancelamento ativo de ruídos externos.

Todas as versões da Nova Ram 3500 contam com câmera 360°, que facilita as manobras com a picape full size de mais de 6 metros de comprimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da exclusiva câmera de caçamba, útil para monitorar cargas ou facilitar o acoplamento no trailer. No interno há aquecimento e ventilação dos bancos dianteiros, aquecimento dos bancos traseiros laterais e aquecimento no volante. Os ajustes dos pedais possuem ajustes elétricos, algo incomum no mercado e bancos dianteiros, ajustes elétricos de 10 posições, e duas memórias para o motorista. Completam a lista de equipamentos, as 9 portas USB, sendo 4 do tipo C, espalhadas pelo console central, que também acomoda um notebook de até 15 polegadas.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade