Porsche se junta à Lucasfilm para criar nave interestelar

Os designers da Porsche e da Lucasfilme se uniram para desenvolver uma nave interestelar de fantasia que reúne o DNA das duas marcas.

LEIA MAIS

+ Porsche apresenta o novo Cayenne Coupé no Brasil a partir de R$ 459 mil

Durante um período de dois meses, as duas equipes de projetos trabalharam em conjunto em seus respectivos estúdios de design, em Weissach, Alemanha, e em São Francisco, nos Estados Unidos, para criar ideias iniciais e esboços, antes de chegarem a um conceito concreto. A nave imaginária, batizada de Tri-Wing S-91x Pegasus Starfighter, será apresentada em dezembro na forma de um modelo em escala detalhado, medindo 1,5 metro de comprimento, na estreia do filme Guerra nas Estrelas: A Ascenção de Skywalker, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

“O design da nave interestelar se integra harmoniosamente ao mundo do filme Star Wars, criando, ao mesmo tempo, claras analogias com o característico estilo e proporções da Porsche”, diz Michael Mauer, vice-presidente da Style Porsche, na Porsche AG. “O design básico da cabine, que se inclina no sentido da traseira, e uma topografia altamente diferenciada da linha horizontal desde o habitáculo até as turbinas, estabelecem paralelos visuais com o icônico design do 911 e do Taycan. O layout bastante compacto remete ao dinamismo e à agilidade, salientando os elementos de design da Porsche.

Enquanto nos processos de design clássicos para um veículo de produção em série requisitos legais costumam impor algumas restrições à criatividade, este projeto abre uma dimensão de liberdade totalmente nova.

Ao mesmo tempo, a equipe da Style Porsche enfrentou novos desafios, já que criar um design inteiramente virtual também é um processo muito exigente. Na tela, a nave espacial só é vista em duas dimensões, enquanto os veículos clássicos de produção em série aparecem fisicamente em três dimensões.

Além disso, naves interestelares normalmente só aparecem no filme de forma dinâmica e são visíveis apenas por um breve momento – assim, o design tem que criar uma impressão forte e ser identificável numa questão de segundos.

Artigos Recentes