Porsche Cayenne comemora 20 anos desde o seu lançamento

A Porsche comemora 20 anos do lançamento do seu modelo de maior sucesso. Apresentado pela primeira vez ainda em 2002, o SUV Cayenne acumula conquistas e destaques dentro da montadora alemã.

LEIA MAIS

+ NOVO MACAN É A MELHOR NOVIDADE DA PORSCHE PARA O BRASIL

Ferry Porsche previu isso em 1989: “Se construirmos um modelo off-road de acordo com nossos padrões de qualidade e ele tiver um escudo da Porsche na frente, as pessoas o comprarão”. Ele iria provar que estava certo. Desde 2002, o Cayenne tem sido um dos pilares do sucesso global do fabricante de automóveis.

“O Cayenne sempre foi um grande atrativo para nossa marca – ele trouxe muitos novos clientes e fãs de todo o mundo para a Porsche nos últimos 20 anos”, diz Detlev von Platen, Membro do Conselho Executivo de Vendas e Marketing.

A Porsche teve que tomar algumas grandes decisões em meados da década de 1990 para garantir seu sucesso econômico a longo prazo. No início da década, a empresa se viu em uma das crises econômicas mais significativas de sua história: estava no vermelho e entregou apenas 23.060 carros no exercício de 1991/92.

Com o Boxster, lançado em 1996, a Porsche começou a sair da crise. Mas rapidamente ficou claro para a administração que o lendário 911 e o novo modelo de motor central sozinhos não seriam capazes de levar a empresa a um futuro seguro. Os planos para um ‘terceiro Porsche’ começaram a tomar forma, embora inicialmente sem uma decisão firme sobre o segmento.

Por recomendação da organização de vendas dos EUA, a empresa optou por um veículo off-road em vez do monovolume/MPV que também estava em consideração. Esse tipo de veículo estava particularmente em alta na América do Norte – o maior mercado da Porsche na época.

O CEO Wendelin Wiedeking também estava de olho no emergente mercado asiático. As ambições eram altas desde o início: a Porsche não se contentava apenas em construir um SUV esportivo consistente com a marca, mas pretendia dar aos principais concorrentes do segmento off-road uma corrida pelo seu dinheiro.

Falando sobre a atualidade e o futuro da marca, somente com energia elétrica, os modelos híbridos plug-in da terceira geração do Cayenne podem atingir velocidades de até 135 km/h e percorrer até 44 quilômetros com zero emissões de escape. O consumo padrão de acordo com o WLTP é de 3,1 a 4,1 l/100 km, dependendo da configuração e dos pneus.

O modelo para a estratégia de impulso orientada para o desempenho de todos os atuais modelos híbridos da Porsche é o 918 Spyder – o supercarro esportivo que era o carro de produção mais rápido em Nürburgring-Nordschleife na época, não apesar, mas por causa de sua tração híbrida.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade