Porsche 100% elétrico está perto das ruas e ganha nome de Taycan

A eletricidade é um caminho sem volta no mundo automotivo. Mesmo que no Brasil essa realidade caminhe a passos lentos, no resto do mundo, carros livres de combustível fóssil surgem aos montes. Até mesmo as marcas superesportivas estão investindo nos elétricos, como vimos na semana passada com o Jaguar I-Pace. Agora é a vez da Porsche anunciar detalhes do seu carro-conceito, antes chamado de “Mission E”. O primeiro 100% elétrico da marca ganhará produção em série o início de 2019 e já tem nome oficial: Taycan.

https://youtu.be/oa5F1cWLnRg

O nome pode ser traduzido aproximadamente como “jovem cavalo vivaz”, referindo-se à imagem no coração do escudo da Porsche, que traz a figura de um cavalo de salto desde 1952. “Nosso novo carro esportivo é forte e confiável; é um veículo que pode cobrir consistentemente longas distâncias e que privilegia a liberdade”, explica Oliver Blume, presidente do Comitê Executivo da Porsche AG. O nome oriental também marca o lançamento do primeiro carro esportivo elétrico com a alma de um Porsche. A Porsche anunciou o nome de sua primeira série puramente elétrica como parte da cerimônia de comemoração dos “70 anos da Porsche”.

Dois motores síncronos permanentemente acionados com potência de sistema acima de 600 hp (440 kW) aceleram o carro esportivo elétrico até 100 km/h em menos de 3,5 segundos e até 200 km/h em menos de 12 segundos. Esse desempenho soma-se a um nível de energia contínuo inédito entre veículos elétricos: múltiplas arrancadas seguidas são possíveis sem perda de desempenho e o alcance máximo do veículo é acima de 500 km, segundo as normas NEDC.

Nomes com significado real
Na Porsche, os nomes dos veículos têm, geralmente, uma ligação concreta com o modelo correspondente e suas características: o nome Boxster descreve a combinação de um motor boxer com o design roadster; Cayenne denota fogosidade, o Cayman é incisivo e ágil e o Panamera oferece mais do que um Gran Turismo padrão, que é o que possibilitou que vencesse a corrida de longa distância Carrera Panamericana. O nome Macan é derivado da palavra indonésia para tigre, com conotações de superioridade, poder, fascinação e dinamismo.

Investimento futuro vai dobrar
A Porsche planeja investir mais de 6 bilhões de euros em eletromobilidade até 2022, dobrando os gastos que a empresa havia planejado originalmente. Dos três bilhões de euros adicionais, cerca de 500 milhões serão usados para o desenvolvimento de versões e derivados do “Taycan”, cerca de um bilhão de euros para eletrificação e hibridização da linha de produtos já existente, várias centenas de milhões na expansão das instalações de produção, além de cerca de 700 milhões destinados a novas tecnologias, infraestrutura para carregamento de baterias e mobilidade inteligente.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade