Publicidade

Peugeot e Citroën apresentam suas vans elétricas no Brasil

Empresas do grupo Stellantis, as francesas Citroën e Pegueot apresentaram, nesta segunda-feira (29), os novos Ë-Jumpy e e-Expert, respectivamente, suas primeiras vans 100% elétricas para o mercado nacional.

LEIA MAIS

+ CITROËN 4ALL É O NOVO PLANO DE CRESCIMENTO DA FRANCESA

O Ë-Jumpy faz parte da estratégia do Citroën 4All e contam com o que a marca chama de 5 Zeros: zero ruídos, zero emissões de CO2, zero vibrações, zero stress e zero concessões. Conhecido por sua ampla versatilidade, dimensões e volume de carga, o novo diferencial do utilitário fica por conta mesmo do seu motor elétrico.

Desenvolvido na plataforma modular multienergia EMP2, o modelo é oferecido no país em versão única, equipado com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, que garantem autonomia suficiente para que o veículo percorra até 330 km com carga completa em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO.

O uso desta plataforma permitiu a introdução do conjunto de baterias abaixo do assoalho, garantindo mais espaço. As baterias fornecem energia necessária tanto para o funcionamento do motor elétrico quanto para os equipamentos. O motor elétrico entrega 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW).

Na cabine está o painel de instrumentos com tela 3.5” digital colorida, que concentra informações como o velocímetro, modo de condução, marcha selecionada, nível de carga das baterias e consumo de energia.

+ PEUGEOT APRESENTA OFICIALMENTE O E-208 GT

Outro diferencial é a central de controles de condução, no console central, onde está posicionado o seletor de marchas e-Toggle, que permite escolher entre Park, Rear, Neutral e Drive e o botão B-Mode, responsável por ativar a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio.

Com três opções de condução, o modo “Eco” tem como foco a otimização do consumo de energia, o “Normal” garante um melhor compromisso entre autonomia e performance e o “Power” prioriza o desempenho, utilizando-se de máximas potência e torque.

De acordo com a Citroën, o Ë-Jumpy possui até 330 km de autonomia no ciclo urbano no Brasil, segundo o Inmetro; a recarga de 80% é feita em 45 minutos; e oferta três lugares na cabine com entrada USB, porta-copos e diversos porta-objetos.

e-Expert

Já a Peugeot trouxe para o mercado nacional o utilitário e-Expert, também com até 330 km de autonomia, e que faz parte do movimento Move To Electric que começou no Brasil com a chegada do e-208 GT. Com valor sugerido de R$ 329.990, a novidade pode ser conduzida por quem possui a CNH na categoria B.

Dividindo a mesma plataforma modular do veículo da Citroën, a van elétrica chega em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico. A motorização é a mesma utilizada no Ë-Jumpy.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade