Curiosidades Mercado

Novos Golf MK8 e Peugeot 2008 têm patentes registradas no Brasil

Dois belos carros que já foram lançados no mercado europeu mas que nós brasileiros só podemos ver por fotos e vídeos, os novos Golf MK8 e Peugeot 2008 estão mais perto de serem lançados por aqui também. É que Volkswagen e Peugeot registraram as imagens de patentes desses dois modelos no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o que pode ser um indicativo do interesse das marcas em comercializar os produtos no país.

O Golf perdeu espaço no Brasil para os SUVs. Não só no mercado – segmento dos hatchs médios encolheu ao mínimo – como também na linha de produção. A Volks cedeu o espaço do Golf na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para focar no lançamento do T-Cross. Desde então, a montadora não demonstrou mais interesse de vender o Golf no Brasil.

O que se espera agora é que a produção do T-Cross já esteja equilibrada e volte a abrir espaço para a produção das versões de entrada do Golf com motor 1.4 TSI de 150 cv e sempre com câmbio automático. A esportiva GTI com motor 2.0 turbo de 244 cv de potência seguiria sendo importada da Alemanha, com transmissão DSG. Isso poderia acontecer ainda neste ano, mas com os atrasos gerados pela pandemia do coronavírus, que fechou temporariamente praticamente todas as fábricas de carros do país, essa chegada deve ficar para o início de 2021. Vale ressaltar que a Volkswagen não confirma a vinda da oitava geração do Golf para o Brasil.

No caso do Peugeot, a chegada da nova geração já era esperada, uma vez que o SUV compacto já está no mercado europeu desde o ano passado. O novo 2008 será produzido na Argentina, na mesma planta do compacto 208, com quem divide plataforma. O hatch, aliás, estava previsto para chegar no primeiro semestre, mas deve ficar para a segunda metade do ano devido à pandemia.

O Novo 2008 cresceu em todas as medidas e será puxado pelo novo motor 1.2 turbo. Ele tem três configurações de potência no mercado europeu, com 100 cv, 130 cv e 155 cv. Por aqui deve chegar apenas a versão mais potente. Isso porque, o novo 2008 importado vai conviver com o atual 2008 produzido no Brasil, que será ficará como versões de entrada com motor 1.6 aspirado.

SBD Tiggo

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

300×250 NEO Blindados
RET Autoparvi Corolla