Curiosidades Mercado

Novo HB20: veja o que já sabemos sobre a nova geração do Hyundai

SBD A3

O mês de setembro será o mais quente no mercado automotivo nacional. Novas gerações de três best-sellers chegam às lojas neste mês e nós conferiremos tudo “in loco”, a começar pela 12ª geração do Toyota Corolla (leia aqui). Ainda teremos os lançamentos dos novos Hyundai HB20 e Chevrolet Onix em todas as suas variantes. Mas vamos focar aqui na chegada da segunda geração do compacto da Hyundai. A montadora vem mostrando o carro aos poucos e até agora só conhecemos o visual exterior da versão topo de linha da carroceria hatch.

Visual

Em relação ao design, o HB20 tem muita semelhança com conceito Saga EV apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado. Será usado o mesmo desenho da coluna C com um aplique preto que dá a impressão que o teto não está tocando a parte de trás da carroceria, como se fosse flutuante. Faróis e lanternas estão mais “espichados”, invadindo as laterais do carro. Essa fórmula mais moderna ficou muito interessante na versão aventureira X e no sedã S. Nas versões mais baratas do hatch “normal” vai ter gente reclamando principalmente da traseira, que ficou bem diferente.

LEIA MAIS

+ Novo HB20 é revelado pela Hyundai com imagens da versão topo de linha

O espaço para os passageiros e para bagagens aumentou na família HB20. Os 30 milímetros a mais de entre-eixos podem parecer pouco mas fizeram diferença no espaço para as pernas de quem vai no assento traseiro. No sedã, o porta-malas cresceu 20 litros e foi a 470 l, no hatch são 300 litros.

Detalhe do interior do novo HB20

Tecnologia

Os carros da família HB20 ganharam um banho de modernidade com cluster (relógio de velocímetro) digital com conta-giros analógico. A tela do painel com moldura em preto piano é flutuante e de oito polegadas para animar a turma com Apple CarPlay e Android Auto. Os bancos foram redesenhados assim como o volante e suas funções. A direção passou a ser elétrica. O ar-condicionado no topo da gama é digital, como também há botão de partida com chave inteligente que já conhecemos no Creta. A câmera de ré tem linhas que registram a manobra. Também há indicação de um pacote opcional de tecnologia e segurança que acrescentaria alerta de colisão dianteira e assistente de permanência em faixa. Haverá opção de rodas de 15 e 16 polegadas, dependendo da versão.

Motorização

A família HB20 terá apenas motorização 1.0 flex sob o capô, pelo menos neste primeiro momento de largada. A novidade é o 1.0 turbo de injeção direta de combustível cm 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. Ele será sempre acoplado à transmissão automática de seis velocidades. Gostei muito da pegada desse motor. Ele vai surpreender muita gente. O atual 1.0 aspirado de 80 cv segue nas versões de entrada com câmbio manual de cinco marchas. Boa notícia é que o tanquinho de partida a frio deixa de existir.

Preços

A pergunta que todos nós do meio automotivo estamos tentando descobrir para vocês é em relação aos preços. Nem mesmo os concessionários (pode acreditar) sabem ainda da política de preços dessa nova geração. Está tudo sendo tratado num canal restrito entre a alta direção da Hyundai do Brasil e a matriz na Coreia do Sul.

Por se tratar de um projeto completamente novo, com plataforma e mecânica mais modernas, pode esperar um aumento nos preços em todas as camadas. As novas tecnologias a bordo também devem criar versões topo de linha do hatch e do sedã com preços próximos ao que a Volks cobra por Polo e Virtus na gama Highline, ou seja, algo entre R$ 76 mil e R$ 84 mil, respectivamente.

Todas as perguntas serão respondidas no evento de lançamento marcado para os dias 16,17 e 18 deste mês na Bahia. Estaremos lá e traremos todas as novidades. Acompanhe!

SBD Q3

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

Acompanhe nosso canal

300×250 NEO Blindados
RET Autoparvi Corolla
RET Q3
RET Geral Audi
RET A3