Curiosidades Mercado

Nova placa padrão Mercosul pode custar o dobro da atual em Pernambuco

A partir desta segunda-feira (3), o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) só vai licenciar carros 0 km com a nova placa no Padrão Mercosul. Boa notícia para quem está esperando pela novidade após uma novela de muitos meses. A notícia já não é tão boa assim quando se refere ao valor que os consumidores terão que desembolsar para emplacar seu carango recém-comprado. Segundo apuramos com uma casa que estampa placas automotivas no Recife, o Detran-PE deve definir o valor tabelado das novas placas até esta sexta-feira (31), mas a maior possibilidade é que o preço aumente em 100%. Isso mesmo, se o cliente paga hoje cerca de R$ 140 pelas placas atuais, passará a pagar algo em torno de R$ 280 a partir de segunda-feira.

LEIA MAIS

+ Obrigatoriedade das placas do Mercosul no Brasil começa em fevereiro

Segundo o fabricante, o aumento no valor é justificado pelas exigências de tecnologia e material que a nova placa demanda devido à segurança. Esse, aliás, é um dos principais benefícios do novo modelo de placas, uma vez que ela possui QR Code com gravação a laser, efeitos visuais e número de série criptografado, além de outros itens de segurança, que dificultam a clonagem. O novo sistema ainda amplia o número de combinações de placas, passando dos pouco mais de 175 milhões de possibilidades da placa com três letras e quatro números para 456 milhões de possibilidades, a partir da adoção da quarta letra no instrumento.

A nova placa no padrão Mercosul será exigida apenas nas seguintes situações: primeiro emplacamento; mudança de categoria; mudança de município ou de unidade federativa; ocorrência de roubo, furto, extravio ou dano; e segunda placa traseira.

Mas se você quer trocar de placa apenas para mudar o visual do seu carro, isso é possível. Porém, terá que realizar a vistoria de identificação veicular para emissão de um novo documento (CRV) e arcar com esses custos, além do valor das placas.

Mudanças

O design da nova placa traz, em seu anverso, película retroflexiva na cor branca, com uma faixa azul na margem superior, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul e a bandeira do Brasil do lado direito, e ao centro o nome Brasil. A nova identificação traz ainda quatro letras e três números, sequência de identificação diferente do modelo atual, possibilitando um maior número de combinações e possibilidades.

Para cumprir as exigências do Contran e implantar o novo modelo de placas, o Detran-PE publicou um documento que regulamenta o cadastramento/credenciamento e atuação de empresas estampadoras para realizar a confecção de placas de identificação veicular em Pernambuco. A implantação das novas placas segue com base na Resolução n° 780/2019 do Contran, com todas as alterações previstas.

Com a colaboração de Débora Eloy

SBD Audi A5

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

300×250 NEO Blindados
RET Land Rover