Eventos Tecnologia

Nissan apresenta nova tecnologia elétrica para controle de tração integral

A Nissan apresenta na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, sua nova tecnologia de controle de tração integral com dois motores elétricos, chamada de e-4ORCE. A novidade proporciona torque instantâneo a todas as quatro rodas, para entregar uma potência estável e equilibrada, além de uma dirigibilidade à altura de muitos carros esportivos premium.

No nome e-4ORCE, a letra “e” representa as tecnologias da Nissan movidas por um sistema de tração com motor 100% elétrico. Já “4ORCE” (que é pronunciado como “force”, força em inglês), remete à energia e potência física, enquanto o número “4” representa a capacidade de controle da tração integral.

LEIA MAIS DA CES 2020

+ Mach-E, o SUV elétrico do Ford Mustang virá do México para o Brasil

+ Hyundai e Uber se juntam para criar “carro voador” compartilhado por app

+ Fiat e Jeep levam novas experiências de carros elétricos no CES 2020

+ Nissan mostra tecnologia que promete mais silêncio e eficiência nos carros

“A tecnologia e-4ORCE de controle da tração integral com dois motores elétricos oferece estabilidade e uma dirigibilidade precisa, dando ao motorista maior confiança e mais emoção do que nunca”, disse Takao Asami, vice-presidente sênior de Pesquisa e Engenharia Avançada da Nissan. “Esta tecnologia permite uma excelente performance nas curvas e tração em superfícies escorregadias, além de uma condução confortável para todos os passageiros”, complementa.

A tecnologia nasceu a partir das lições aprendidas com o desenvolvimento do sistema de distribuição do torque ATTESA E-TS do esportivo Nissan GT-R e do sistema 4×4 inteligente do SUV Nissan Patrol. Os engenheiros desenvolveram a tecnologia e-4ORCE para gerenciar especificamente a potência entregue pelo veículo elétrico e a performance nas frenagens, para maior estabilidade e suavidade.

O conforto de condução incomparável é resultado da capacidade da tecnologia e-4ORCE de minimizar a inclinação e guinada do veículo. Isso é possível graças ao emprego da frenagem regenerativa a partir dos motores elétricos dianteiro e traseiro, fazendo com que parar e andar no trânsito urbano resulte em menos solavancos. Da mesma forma, ao acelerar ou trafegar em pista esburacada ou não pavimentada, o controle do motor elétrico é otimizado para manter o conforto de condução, minimizando os movimentos irregulares.

A tecnologia e-4ORCE aumenta a confiança do motorista ao acompanhar fielmente a trajetória pretendida pelo motorista, graças ao controle da frenagem e do motor elétrico de altíssima precisão. Com a segurança necessária para dirigir em pistas com condições bastante diversas, a condução se torna mais agradável, mesmo para os motoristas novatos dirigindo em superfícies escorregadias.

A Nissan exibe seu crossover de emissão zero Ariya Concept – que conta com a tecnologia e-4ORCE – em seu estande na feira Consumer Electronics Show (CES), mas a empresa também está exibindo a tecnologia de tração integral com dois motores elétricos em um carro de testes em Las Vegas, durante a CES.

SBD Audi A5

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

300×250 NEO Blindados
RET Land Rover