Não passe calor no carro para poupar gasolina: veja como compensar o consumo

As ondas de calor que estão preocupando o mundo vem fazendo muita gente rever alguns hábitos, mesmo que eles resultem em gastos extras no final do mês. Aquele aparelho de ar-condicionado que foi trocado pelo ventilador e que raramente era ligado para dormir agora não passa uma noite sem funcionar.

Dentro do carro não é diferente. Muita gente poupava combustível abrindo a janela para aproveitar a brisa natural e gratuita. Difícil agora é encontrar um veículo nas ruas que tenha ar-condicionado com os vidros abertos. Geral está apelando para o “geladinho” enquanto dirige.

Mas é possível usar o ar-condicionado e não gastar mais combustível do que gastaria com o equipamento desligado. Basta que você compense esse consumo extra de alguma forma.
Não existe uma conta exata de quanto o ar-condicionado gasta enquanto você está dirigindo. Isso varia de cada tipo de veículo, da forma de condução e de outras condições externas, como o clima.

Especialistas falam em uma média de 10% a mais de consumo de combustível quando o ar-condicionado está ligado junto com o motor. Ou seja, para cada 100 litros consumidos, 10 seriam utilizados para deixar a cabine do veículo fria.

O que algumas pessoas não sabem é que, em algumas condições, dirigir com os vidros abertos pode consumir mais do que com o ar-condicionado. É o caso em que o carro está em velocidades superiores a cerca de 90 km/h. A resistência do ar aumenta muito nesses casos se as janelas estiverem abertas, exigindo mais do motor e, consequentemente, aumentando o consumo de combustível.

Outra forma de compensar o consumo do motor com o ar-condicionado ligado é usando os combustíveis Duramais, da Dislub e Equador Energia. A gasolina e o diesel Duramais entregam uma eficiência de cerca de 10% maior. E ainda quebra ainda poluem 50% menos.

Isso porque, esses combustíveis recebem um ecoaditivo que acelera o processo de combustão. É uma reação química capaz de viabilizar um processo mais rápido. Ele pega uma parte do combustível que não foi queimado e faz queimar. Melhorando o rendimento do veículo e reduzindo a emissão de poluentes. Essa tecnologia dos combustíveis Duramais se chama GreenPlus, que polui até 50% menos e traz uma economia de combustível de até 10%.

Artigos Recentes