Publicidade

Grupo Moura investe em eletrificação

O Grupo Moura em mais uma iniciativa de inovação é parte do e-Consórcio, projeto revolucionário liderado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) que impulsionará a produção de caminhões elétricos no Brasil. A empresa é responsável por fornecer os sistemas de baterias de lítio e seus componentes, em parceria com a chinesa Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. (CATL), para os novos veículos. Além de garantir o processo de manutenção e pós-vendas, provendo um atendimento local e de qualidade de assistência técnica para este importante componente do e-Delivery.

LEIA MAIS

+ Moura lança nova geração de baterias para motocicletas

Produzidos em Belo Jardim com componentes CATL e também com componentes nacionais, os sistemas de baterias atenderão aos modelos e-Delivery de 11 toneladas e 14 toneladas. A bateria utiliza a química Lítio, Ferro e Fosfato (LFP), que se destaca por seu maior tempo de vida útil e maior densidade energética, além de ampla capacidade para suportar ciclos profundos (recargas totais após descargas completas). Tudo isso sem promover oscilações em seu desempenho.

“Com 63 anos de história a Moura trouxe ao projeto sua expertise e foco em inovação como parte da transformação do mercado veicular do Brasil. Mais uma vez integramos o epicentro da mudança do setor automotivo ao firmar esta importante parceria”, afirma Fernando Castelão, diretor da divisão de lítio da Moura.

Após a produção em Pernambuco, os sistemas seguem para a fábrica da VWCO em Resende, onde a Moura está na linha de produção do caminhão, como parte do Consórcio Modular da empresa. As equipes destinadas para o processo foram treinadas para as demandas específicas da propulsão elétrica, tais como montagem da bateria e comissionamento do veículo de alta voltagem. O comissionamento é quando o veículo elétrico é energizado pela primeira vez, exigindo procedimentos específicos para lidar com tensões superiores a 600V.

Confira a entrevista com Fernando Castelão, diretor da divisão de lítio da Moura.

1. Como a Moura observa esse novo mercado de carros elétricos?
A eletrificação veicular já é uma realidade no mundo e não seria diferente no Brasil. Vemos isso acontecendo, principalmente com ônibus e caminhões urbanos, e o Grupo Moura tem se consolidado como a empresa brasileira com as tecnologias mais avançadas no mercado de acumuladores elétricos, especialmente em baterias de lítio. Integramos o grupo pioneiro de empresas que lidera o avanço da eletrificação veicular no país. Os investimentos na Divisão de Lítio concentram-se em projeto promissores, de alta tecnologia e segurança. Temos um futuro nesse mercado e a Moura já está preparada para ele.

2. Como está o desenvolvimento de produtos para atender às necessidades do mercado que está em constante evolução?
Os sistemas de baterias de lítio são únicos para cada projeto e necessidade do cliente. Para atender as demandas do mercado, como do caminhão elétrico e-Delivery da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), foi projetada uma nova área dentro da unidade fabril de lítio, em Belo Jardim, Pernambuco, cujo o foco é o desenvolvimento do sistema de baterias de lítio.

Visando atender o processo de eletrificação veicular do Brasil, a Moura vem desenvolvendo sua área industrial e hoje, a empresa é pioneira no desenvolvimento de soluções em baterias de lítio e conta com estrutura para atender diferentes mercados, como o segmento de e-mobility, focado principalmente em veículos comerciais, como ônibus e caminhões, mas também em micromobilidade (e-bikes e motos elétricas) e no futuro também em veículos leves a serem produzidos no Brasil. Na Unidade Industrial de Baterias de Lítio também estão sendo produzidas baterias para aplicações estacionárias (telecom, solar e armazenamento de energia) e tracionárias (empilhadeiras e outros veículos industriais).

Pensando em futuro, mantemos a equipe em constate treinamento e desenvolvimento para que saibam lidar com tudo que o mercado possa exigir. Seja agora ou daqui alguns anos.

Fernando Castelão, diretor da divisão de lítio da Moura

3. Como é a Tecnologia Moura Lítio?
Trabalhamos no desenvolvimento da região e em investimentos de última geração em Pesquisa & Desenvolvimento. Em consonância com os esforços de proporcionar ao Brasil condições de ter uma empresa nacional preparada para os desafios dos veículos do futuro, a Moura vem através de parcerias trilhando os caminhos para o fornecimento de uma solução local.

Abordando especificamente a solução para o e-Delivery, nessa fase inicial, a Moura é responsável pela montagem do Sistema de Baterias, que agrega mais de 30 itens em sua composição, sendo o conjunto de células de lítio e componentes nacionais e importados.

Para o mercado de tração a Moura é a primeira indústria a produzir as baterias de lítio no Brasil, nos destacando por seu maior tempo de vida útil e maior densidade energética, além de ampla capacidade para suportar ciclos profundos (recargas totais após descargas completas). Tudo isso sem promover oscilações em seu desempenho. Assim como para o de Telecom, que estamos investindo na produção nacional em breve.

4. Planos da Moura para o mercado de elétricos?
A Moura está preparada para ser a empresa brasileira com as tecnologias mais avançadas para eletrificação veicular. Para tanto, constituiu uma divisão de negócios dedicada a desenvolver comercial, industrial e operacionalmente a atuação da companhia no mercado de baterias de lítio. A participação nesse setor estará focada no atendimento dos clientes com a elevada capacidade de inovação, a qualidade e a credibilidade que o Grupo Moura construiu ao longo dos seus mais de 60 anos de história.
Além do mercado automotivo, avançamos no desenvolvimento de soluções em baterias de lítio nos segmentos estacionário (focado em sistemas de telecomunicações, de energia fotovoltaica e de armazenamento de energia de larga escala), e tracionário, essa última com produção no Brasil pela Moura desde de 2019 visando o mercado de veículos industriais, em especial o segmento de empilhadeiras elétricas.

5. Como funciona a parceria da Moura com E-delivery ?
A Moura integra o e-Consórcio, projeto revolucionário liderado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) que impulsiona a produção de caminhões elétricos no Brasil. Somos responsáveis pela importação das baterias de lítio produzidas pela chinesa Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. (CATL), manutenção e pós-venda dos produtos, incluindo a sua futura reciclagem e reaproveitamento de seus componentes. Isso significa estar presente em todo gerenciamento do ciclo de vida da bateria.

Além disso, também estamos dentro do e-Shop da VWCO em Resende, no RJ, com a missão de cuidar de processos específicos do e-Delivery. Nossas equipes foram treinadas para as demandas específicas da propulsão elétrica, tais como montagem da bateria e comissionamento do veículo de alta voltagem. O comissionamento é quando o veículo elétrico é energizado pela primeira vez, exigindo procedimentos específicos para lidar com tensões superiores a 600V.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade