Especial VW

Jetta GLI ou Golf GTI: qual Volkswagen acelera mais?

SBD VW Agosto

Quando a Volkswagen lançou o Jetta GLI no início de junho, muita gente se assustou com o dado apresentado pela montadora alemã sobre a aceleração do modelo. O sedã médio alcança os 100 km/h em apenas 6,8 segundos. Não que alguém esperasse um desempenho diferente de um carro com 230 cv. O que causou muita empolgação entre os entusiastas do sedã da Volks é que ele acelera mais rápido do que um ícone da marca que utiliza o mesmo motor, o Golf GTI. O hatch apimentado faz o mesmo 0 a 100 km/h em 7 segundos.

LEIA MAIS

+ Será que o Jetta GLI é melhor que o Golf GTI? A gente testou e responde

Vale lembrar que o Jetta GLI é 115 kg mais pesado o Golf GTI. Mas, em relação ao conjunto mecânico não há diferença. São 230 cv a 4.700 rpm, mantendo-se até 6.200 rpm. O torque máximo é de 35,7 kgfm (350 Nm), na faixa de 1.500 rpm a 4.600 rpm. A transmissão é a DSG, de dupla embreagem, com seis marchas.

A combinação do escalonamento preciso de marchas, alta potência e torque elevado já em baixas rotações não poderia ser diferente: um sedã esportivo de verdade. O Jetta GLI tem velocidade máxima é de 250 km/h. No Golf, 238 km/h.

Melhor de dirigir

Mais do que ser um carro rápido, o Jetta GLI é um sedã que oferece prazer ao dirigir – um benefício mandatório dos modelos desenvolvidos sob a Estratégia Modular MQB, que garante elevado conforto de rodagem e ótimo desempenho dinâmico.

O Jetta GLI é equipado de série com direção progressiva, sistema permite aos condutores fazer curvas com menor movimentação do volante. Com respostas mais diretas, a direção progressiva diminui o trabalho do volante perceptivelmente em manobras e ao estacionar, em comparação aos sistemas de direção convencionais, que trabalham com uma relação de redução constante.

Outro componente que colabora para uma condução mais refinada é o sistema de suspensão independente nas quatro rodas. Resultado: dirigibilidade única entre os sedãs médios à venda no Brasil.

Por que não GTI ou GTS?

Simples, a sigla GTI é utilizada exclusivamente para hatchbacks ao redor do mundo e a gama GTS é designada para versões esportivas intermediárias.
A nomenclatura GLI nasceu na década de 1980, nos Estados Unidos, como parte da estratégia de esportivos da Volkswagen no mundo, e se refere aos modelos de topo de gama, trazendo todo o apelo dos modelos GTI à classe refinada dos sedãs. Daí a origem do nome Gran Luxury Injection (GLI).

É a primeira vez que a Volkswagen oferece no Brasil o Jetta GLI, que começa a ser distribuído à rede de concessionárias ainda este mês. Importada do México, a configuração GLI é a reconexão da Volkswagen com aquele consumidor brasileiro que sonhava em ter um modelo da linha GT ou GTS nos anos 1980 e 1990.

SBD Gasolina Dura mais 2

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

Acompanhe nosso canal

300×250 NEO Blindados
RET Autoparvi Corolla
RET Gasolina Dura mais
RET Audi A5
RET Audi Approved