Publicidade

Jaguar I-Pace é eleito o carro do ano na Europa e nós já testamos

Esperado para chegar ao Brasil nos próximos 60 dias, o Jaguar I-Pace acaba de ser eleito o “Carro do Ano” de 2019 pelo júri de 60 jornalistas automotivos de 23 países europeus. O voto decisivo foi divulgado ao vivo nesta quarta-feira (6) no Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Nós já testamos o carro elétrico da Jaguar no ano passado e você pode conferir nossas impressões no vídeo abaixo.

O Jaguar I-Pace venceu a final do “Carro do Ano” numa disputa ponto a ponto pelo prestigioso e cobiçado prêmio contra seis outros competidores. Pela primeira vez, dois carros tiveram o mesmo número de pontos ganhos: o Alpine A110 e o I-Pace. O Jaguar ganhou o prêmio graças à decisão final do júri. O modelo britânico foi colocado no slot número 1 mais vezes do que seu concorrente (Jaguar I-Pace: 18, Alpine A110: 16 vezes).

LEIA MAIS

+ Adeus a gasolina: testamos o novo Jaguar I-Pace em Portugal

O troféu foi entregue pelo presidente do júri e jornalista automotivo da STERN, Frank Janssen, a Ian Callum, diretor de design da Jaguar. Callum estava extremamente orgulhoso do título: “Um SUV elétrico – esse é o futuro”. Foi a primeira vez que a Jaguar ganhou o cobiçado prêmio.

Além da inovação e segurança, os critérios decisivos para o título são design e relação custo-benefício.

Resultados da votação de 2019:

Jaguar I-Pace: 250 pontos

Alpine A110: 250 pontos

Kia Ceed: 247 pontos

Ford Focus: 235 pontos

Citroën C5 Aircross: 210 pontos

Peugeot 508: 192 pontos

Mercedes-Benz Classe A: 116 pontos

Saiba mais sobre o Jaguar I-Pace

O novo Jaguar I-Pace é equipado com uma bateria íon de lítio de 90kWh formada por 432 células e ampla capacidade térmica, o modelo é capaz de sair da imobilidade e alcançar os 100km/h em apenas 4,8 segundos, além de possuir uma autonomia de rodagem de cerca de 480 quilômetros. Tudo isso graças aos dois motores elétricos idênticos que enviam tração para as quatro rodas. O carregador de 100kW permite aos clientes recarregar até 80% da bateria do I-Pace em até 40 minutos, situação ideal para uma viagem longa. Já quando carregado em uma tomada normal caseira de 7kW, os 80% de carga são alcançados em 10 horas, ou seja, essa situação é perfeita o carregamento durante uma noite de sono.

A combinação de tração nas quatro rodas, 394cv de potência e 71Kgfm de torque instantâneo, característica inerente de um veículo 100% elétrico assegura que esse modelo de zero emissões tenha um comportamento esportivo em todas as situações.

Espaço interno é o que não falta no Jaguar I-Pace. Os ocupantes do banco traseiro têm à sua disposição uma ampla variedade de porta objetos além de um espaço para pernas de 890 milímetros. A ausência de um túnel de transmissão proporcionou um porta-objetos central com capacidade de 10,5 litros, ideal para a armazenagem de telefones, chaves ou outros objetos pequenos. Já o porta-malas tem capacidade para até 656 litros, maior do que muitos SUVs médios do mercado. Tal capacidade pode ser ampliada para até 1.453 litros com os bancos rebaixados. Como opcional, o modelo traz teto de vidro panorâmico, o que amplia a luminosidade e a sensação de espaço da cabine.

O I-Pace é o primeiro modelo da Jaguar a ser equipado com o sistema de entretenimento Touch Pro Duo, formado por duas telas sensíveis ao toque dispostas no console central, nos mesmos moldes do que existe no Range Rover Velar. O sistema foi desenhado para minimizar a distração do condutor, ao distribuir de forma lógica as informações disponíveis. Todas as funções do veículo como controle de temperatura, sistema de som, modo de condução, entre outras são controladas por apenas dois botões giratórios, o que minimiza o volume de informações no painel e cria um ambiente mais limpo e agradável. O cluster disposto aos olhos do condutor é 100% digital, formado por uma tela de alta resolução em TFT, que traz as informações mais importantes do veículo de forma clara e precisa. Tais informações também podem ser disponibilizadas no para-brisa, por meio do sistema head-up display.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade