Mercado

Isolamento causou queda brusca nas vendas de março. Veja os mais vendidos

As previsões na diminuição das vendas em março se concretizaram, principalmente por conta da pandemia do novo coronavírus e do isolamento social recomendado pela OMS. Apesar da opção de comercializar veículos online, essa prática ainda engatinha no mercado e não conseguiu segurar o desempenho nas revendas. Segundo dados da Fenabrave, a diminuição entre as vendas no terceiro mês do ano (155.810 unidades comercializadas) foi de 19,11% no comparativo com o mês anterior (192.627). Levando em consideração o mesmo período do ano passado(199.516) a diferença salta para 21,91%.

LEIA MAIS

+ Primeira metade de março foi de disputa acirrada entre os mais vendidos

Porém, mesmo com o número baixíssimo nas vendas, as posições entre os mais vendidos pouco se alterou. Em primeiro lugar está o Chevrolet Onix, que até a parcial da primeira quinzena de março tinha vendido quase 9 mil unidades, fechou o mês com somando apenas pouco mais de 3 mil unidades comercializadas, fechando com 12.007 emplacamentos.

A disputa pelo restante do pódio, que estava acirrada, finalizou com o Ford Ka em segundo colocado com 7.103 unidades vendidas, seguido de perto pelo Hyundai HB20, responsável por emplacar 7.042 unidades. Depois vem o GM Onix Plus, com 6.670 modelos comercializados e o Fiat Argo que colocou 6.071 carros novos na garagem dos dos clientes.

Entre os SUVs, o combate, mesmo com a brusca diminuição das vendas, permaneceu entre Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross, levando a melhor o modelo da FCA com 4.492 unidades vendidas. Com uma diferença de apenas 75 carros, o modelo alemão encerrou março com 4.417 emplacamentos.

Enquanto isso, o Jeep Compass (3.059), que sempre dividia o pódio com o irmão menor, perdeu espaço para o Nissan Kicks (3.597) e o Hyundai Creta (3.484)

DESTAQUES

Mas, nem só de quedas nas vendas vive o mercado automotivo. Isso porque, segundo a Fenabrave, alguns poucos modelos tiveram um aumento nas vendas com relação ao mês anterior. Como é o caso do Fiat Argo, do Mini Cooper, do Volkswagen Golf – neste caso a diferença foi de apenas uma unidade, indo de 2 para 3 modelos vendidos -, Ford Ka Sedan e Fiat Cronos.

Confira a lista dos automóveis e dos comerciais leves mais vendidos em março de 2020:

SBD Gasolina Dura mais 1

ME CONHEÇA MAIS

300×250 NEO Blindados
RET Gasolina Dura mais

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre tudo que acontece no mundo automotivo!