" "
Oficina

Ar condicionado com cheirinho desagradável?

SBD Vw Black

Quem já não passou pela situação de ligar o ar condicionado, na tentativa de fugir de um ambiente muito quente, e aí sentir aquele odor desconfortável? Pois é, eis uma cena mais comum do que todos pensam. Que tal descobrir como evitar esse incômodo?

 

Não tem escapatória

Querer o conforto requer um custo. É muito importante atentar para a correta manutenção e limpeza do aparelho, caso contrário, a falta de cuidado vai gerar, consequentemente, situações incômodas e até constrangedoras corriqueiramente.

 

O que ocasiona o mau cheiro?

Nos automóveis, um dos problemas mais comuns é o acúmulo de folhas no interior da caixa de ar. Este problema ocorre com veículos que ficam estacionados embaixo das árvores. As folhas que caem pelas entradas de ar na parte superior do capô acabam apodrecendo e liberando odores indesejados. Outro fator que influencia o aparecimento de agentes causadores do mau cheiro é a umidade presente no interior do veículo.

Por ser um ambiente fechado, o veículo é um local propício para o surgimento de fungos, muitos deles prejudiciais a saúde. Além disso, os dutos do ar condicionado e os materiais com tecidos porosos, como carpete e estofados são ótimos alojamentos para bactérias. O ideal é que mantenha a higienização com regularidade. Alguns carros necessitam de limpeza total dos filtros do ar condicionado pois a falta de higiene deles pode ocasionar os odores indesejados. Em certos casos, é necessário fazer a manutenção do filtro da cabine.

 

É preciso verificar como está a condição do filtro do ar-condicionado

 

Mas como fazer para o cheiro desaparecer?

Uma dica é, sempre que possível, não deixar as janelas totalmente fechadas. Isso irá favorecer a circulação do ar no interior do automóvel, diminuindo a umidade e prevenindo o mau cheiro. Contra a umidade também é indicado sempre desligar o ar-condicionado instantes antes de desembarcar do carro, deixando que a ventilação natural seque completamente os dutos do aparelho.

Caso o seu ar condicionado esteja com odores muito fortes, verifique quando a última limpeza e manutenção foram realizadas. O ideal é que a limpeza dos filtros seja feita de 15 em 15 dias e a manutenção, no mínimo, uma vez ao ano.

Não esqueça: a correta manutenção e limpeza do aparelho acarreta a total funcionalidade com toda a sua capacidade e mantém a boa qualidade do ar do ambiente!!

" "

ME CONHEÇA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Lista VIP

Assine nossa lista e receba notícias em primeira mão.