Publicidade

Gol se transformará em SUV compacto a partir de 2023

João Brigato
Especial

SÃO PAULO – O Volkswagen Gol passará pela maior transformação de sua história em 2023: o veterano amado pelos brasileiros se transformará em SUV. Informações apuradas pelo jornalista João Brigato, do Auto+, com projeção das imagens de Renato Aspromonte, do Overboost BR, revelam os caminhos do projeto VW 246.

LEIA MAIS

+ VOLKSWAGEN CONQUISTA A LIDERANÇA ENTRE OS SUVS COMPACTOS NO BRASIL E ARGENTINA

Com lançamento aguardado para 2023, o Gol SUV será baseado na plataforma MQB A0 IN, uma versão mais simples e reduzida da base modular do grupo Volkswagen. A base tem origem na Índia e é tocada pela Skoda. Mas a coincidência não para por aí: o Skoda Fabia será o ponto de partida para o “novo Gol”.

Fabia e Gol SUV terão a mesma relação que Fiat Pulse e Argo. Um é derivado do outro e toda parte externa principal é compartilhada entre eles, incluindo portas e vidros. O que muda é apenas estamparia para dar um ar mais robusto ao Volkswagen, que quer se vender como um SUV de entrada abaixo do Nivus. Um Skoda Fabia Cross pode surgir desse projeto.

E quanto só motor?

A motorização será o que já está presente na casa: 1.0 TSI três cilindros turbo. Contudo, o Gol SUV pode ter variante de 105 cv e 16,8 kgfm de torque que era usada no up! TSI para as versões de entrada. Os modelos mais caros devem usar os 128 cv e 20,4 kgfm de torque do Polo TSI, T-Cross Comfort e Nivus. Câmbio automático para o Gol SUV mais potente e manual para o de entrada.

Agora é esperar o tempo que corre rápido para a chegada do próximo ano e a grande aposta alemã entrar em cena. Imagine como será 2023… Saideira do Gol e chegada de um “provocante” produto nacional.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade