GNV é saída para economia de combustível para veículos pesados

A economia de combustível está aliada à diminuição de emissão de poluentes na natureza. Isso acontece, inclusive, para os veículos pesados como ônibus e caminhões. Para esse segmento, já existem várias alternativas de soluções, algumas já disponíveis e outras ainda em processo de investimento.

LEIA MAIS

+ GNV é saída para diminuir os gastos com combustível

As montadoras já estão se preparando para esse novo passo, entre elas a Scania, desde a nova geração de veículos apresentados em 2019. As novidades trouxeram também motores preparados para o biometano.

Diferente do que se acredita, as versões atuais dos motores à gás não perdem potência, mas se igualam aos motores ao diesel no quesito força, com torque máximo de até 1,6 mil, assim como os motores movidos a combustão.

Aliada às fabricantes, a Copergás expande seus pontos para além da Região Metropolitana do Recife e chega a Petrolina e Garanhuns no interior do estado de Pernambuco. Para além do estado, a ConsulGás estima uma ligação entre aproximadamente 70 rodovias nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste com pontos de apoio à veículos com GNV.

Desde 2019, o Governo Federal tem intensificado a pauta de aplicação de gás natural em transporte de carga e transporte público. Os aspectos que justificam essa proposta são o aumento da oferta de gás natural, transição energética e diminuição da importação do diesel.

Outra vantagem é que os motores à gás são muito mais silenciosos do que os a diesel, o que ajuda dentro dos centros urbanos com menos poluição sonora. E para quem está preocupado com a segurança, os cilindros para os veículos pesados contam com três válvulas de contingência.

Artigos Recentes