Publicidade

GM destaca as principais tecnologia de segurança em Onix e Tracker

Publicidade

A GM destacou mais facilidades para os seus clientes. O foco, dessa vez, é na tecnologia embarcada que melhora a segurança a bordo. Os modelos que irão receber as novidades, inicialmente, são Onix e Tracker.

LEIA MAIS

+ GM confirma produção de modelo inédito em São Caetano do Sul

Estudo feito pelo instituto norte-americano IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) aponta que os sistemas avançados de segurança são extremamente eficientes para mitigar ou mesmo prevenir acidentes. O alerta de colisão com o sistema de frenagem autônoma de emergência é capaz de evitar metade das colisões frontais de trânsito, enquanto o alerta de ponto de cego reduz em 23% a chance de acidentes com lesões, por exemplo.

Isso coincide com os dados coletados em São Paulo pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). De acordo com informações oficiais, a cidade mais movimentada do país viu o número de acidentes de trânsito cair 52% entre os anos de 2010 e 2019.

Novas tecnologias de conectividade também estão contribuindo para elevar a proteção aos ocupantes dos modelos Chevrolet. Uma das mais relevantes é o exclusivo sistema de telemática OnStar, que tem a segurança como principal pilar.

Um dos recursos é a resposta automática em caso de acidente. Funciona assim: com a deflagração dos airbags ou o acionamento do pré-tensionador do cinto, o veículo é capaz de enviar um sinal com sua localização para a Central de Atendimento OnStar, que avalia a situação e pode providenciar assistência ou resgate adequado.

A telemática também consegue identificar falhas em equipamentos de segurança do veículo e alertar o usuário por meio do myChevrolet app. Outra vantagem proporcionada pela conectividade é a possibilidade de atualizações remotas de sistemas eletrônicos do automóvel via internet.

As novas gerações do Onix, Onix Plus e Tracker oferecem ainda itens que combinam conveniência e conforto com segurança. É o caso do acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, do sensor de chuva com ajuste automático de intensidade e do retrovisor interno eletrocrômico.

Já faróis e lanternas de LED conferem até três vezes maior poder de iluminação que sistemas convencionais e tornam mais fácil a visualização do veículo por outros motoristas ou pedestres. No SUV, um inovador sistema de faróis dianteiros tipo projetor em LED com luz auxiliar amplia em 11% a área iluminada em manobras e curvas.

A lista de equipamentos da nova família de veículos da Chevrolet inclui ainda os sistemas de assistência para estacionamento. Existem os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com indicação gráfica no computador de bordo, a câmera de ré com linhas guias que projetam o esterçamento das rodas e o interessante Easy Park, um sistema semiautônomo de estacionamento que gira o volante sozinho para ajudar a posicionar o veículo mesmo em vagas consideradas apertadas.

A Chevrolet inovou ao oferecer veículos de passeio de fabricação regional com tecnologias avançadas de segurança. O precursor foi o Cruze 2017. O modelo se destaca até hoje por disponibilizar um amplo leque de equipamentos, entre eles o assistente de permanência na faixa, que faz eventuais correções na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade