Eventos Tecnologia

Ford cria robô humanoide capaz de realizar entregas

SBD Q3

A Ford  surpreendeu ao apresentar no CES 2020 um robô que realiza entrega de mercadorias até a porta do cliente (hábito comum nos Estados Unidos). Semelhante ao ser humano, a máquina possui braços, pernas e tecnologia que permitem realizar movimentos como subir escadas ou carregar uma encomenda de até 18 quilos.

LEIA MAIS

+ Mach-E, o SUV elétrico do Ford Mustang virá do México para o Brasil

O robô recebeu o nome de Digit e foi produzido graças a parceria da Ford com uma startup americana ligada a área de tecnologia e automação, a Agility Robotics. A startup é responsável por fazer com que o robô da Ford carregue as encomendas e realize movimentos mais precisos. Para entender como a máquina funciona, a Ford divulgou um vídeo em que o Digit entra no porta-malas do veículo dobrando-se e depois levanta e sai do veículo, em direção até a porta do cliente, a fim de entregar a encomenda.

Mesmo anunciando o robô de entregas, a montadora afirmou não ter interesse em entrar na área de serviços de entregas com empresas parceiras. Na ocasião, ainda foi dito não haver prazo para o robô chegar ao mercado.

CONCORRÊNCIA

A empresa varejista Amazon, além das logísticas a UPS Fedex, já realizam testes de entrega com carros autônomos tendo a bordo pequenos robôs entregadores. Contudo, a Ford conseguiu dar um passo à frente dos concorrentes ao produzir, em parceria, um robô que além de estar no automóvel para realizar a entrega, ele consegue entregar a encomenda na porta das pessoas, mesmo que tenha escadas no caminhos, o que os robôs das outras empresas não conseguem devido a ausência de pernas.

HISTÓRICO

Além do robô Digit, a Ford já vem desbravando o universo das entregas automatizadas. Em 2017, a marca utilizou em testes um automóvel autônomo para realizar entregas de pizzas de uma rede de fast-foods no estado do Michigan, localizado nos Estados Unidos. Durante o teste, o veículo autônomo parava em frente à casa do cliente que realizou o pedido para ele sair e recolher a pizza no veículo, que disponibilizava o produto após a digitação do código na máquina.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

300×250 NEO Blindados
RET Autoparvi Corolla
RET Land Rover
RET Q3 2019
RET Audi 2019
RET VW Polo
RET VW T-Cross
RET Gasolina Dura mais