Curiosidades

Fiat Toro Ultra 2020 tem o toque vintage e promete muita utilidade

SBD Parvi

Paiva (PE) – Lá por volta dos anos 1980 o brasileiro admirava nas ruas os carros grandes literalmente derivados das picapes. Quem não recorda dos veículos oferecidos pela Souza Ramos, Engerauto, Envemo, Brasinca e outras mais? Os utilitários ganhavam estilo, luxo e a função extra de ser algo maior comparado às picapes.

LEIA MAIS

+ Fiat Toro 2020 é apresentada com novas versões e preços. Confira!

Nesta semana, no Paiva, praia da região metropolitana do Recife, a Fiat trouxe de volta a moda da caçamba de fibra na já cabinada Toro. Lógico que o modelo não resgata a proposta da “big family” dos veteranos e inesquecíveis veículos mas no quesito design lembra um pouco isso, posso afirmar.

Batizada de Ultra, a picape feita em Goiana, na estrutura da Toro Volcano 2.0 a diesel de 170 cavalos, chega no último trimestre com entrega diferenciada das demais versões. A peça de cobertura, ainda em formato protótipo, conta com duas molas a gás, trava de segurança, bom acabamento e opção de retirada para um melhor uso do compartimento reforçando o contexto de design da Toro, certamente a mais bonita do Brasil.

Detalhe da utilidade

Você vai poder remover e guardar a capota. Ao time de engenharia Fiat dei a sugestão de fabricar um case para proteção contra o dano da peça que é leve e será de fácil desmontagem. Lembro aqui como eles fazem na Jeep com o Renegade de teto removível.

Antigamente as empresas transformavam as picapes grandes em cabines duplas. O mercado consumidor das famílias maiores que as tradicionais com dois filhos e, donas de um capital generoso eram clientes certos dos modelos customizados. Na Toro Ultra, o acabamento e os traços moldados em fibra da tampa relembra o desenho das capotas marítimas rígidas e os santantônios estilizados do passado. Meio vintage essa história? Sim pode crer.

Mas o acabamento vai além do design, a segurança também foi um ponto pensado portando nada de forçar a barra para levantar a cobertura sem abrir as portas da caçamba porque não vai conseguir levantar o acabamento que pode entregar uma outra capacidade de volume para o compartimento. Dado não revelado pela Fiat.

A montadora não decidiu quanto vai cobrar pelo Ultra. Hugo Domingues, do brand Fiat, aposta na versatilidade, anota as ideias complementares ao projeto mas não precifica quanto vai custar a pernambucana chamada de SUP – sport utility pick up – e onde estará posicionada dentro do line up. A Toro Ultra poderá ficar um degrau acima da Ranch ou no mesmo nível de opção no topo da gama.

SBD Bremen Julho

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

ME CONHEÇA MAIS

RET JBS

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre tudo que acontece no mundo automotivo!