Large Moura Start Stop
Curiosidades

Fiat e Volkswagen são os destaques do Prêmio Uol Carros 2020

Caoa Fev SBD

Mais um prêmio para o universo automotivo foi anunciado. Desta vez, a equipe da Uol Carros elegeu os melhores modelos de cada categoria levando em consideração critérios como design, custo-benefício, tecnologia e conectividade, desempenho e consumo.

LEIA MAIS

+ Volkswagen Nivus foi o grande vencedor do Carro do Ano 2021. Confira as categorias

Ao todo foram 19 jurados que determinaram a colocação de cada concorrente. A pontuação seguiu o seguinte critério: 1º colocado – 10 pontos; 2º colocado – 6 pontos; 3º colocado – 3 pontos. Foi a somatória dos pontos indicados que determinou o vencedor de cada categoria.

No segmento dos hatches compactos, a vitória foi apertada para o Peugeot 208, que ficou a frente do Volkswagen Polo por apenas dois pontos. O modelo teve a seu favor, além da nova plataforma modular, um design diferenciado e um nível de refinamento que não existe na categoria. O terceiro lugar ficou com o Fiat Mobi.

Entre os sedãs compactos, dessa vez a Chevrolet conseguiu destaque com o Onix Plus, diferente do ano passado quando o modelo perdeu espaço por conta dos escândalos de incêndio. Com 148 pontos, o veículo ficou com o troféu, seguido do Nissan Versa, que recebeu 141 pontos. Fechando o pódio ficou o Caoa Chery Arrizo 5.

O Honda Civic foi o responsável por abocanhar a primeira colocação entre os sedãs médios. O modelo teve destaque em 2020 por conta da configuração de entrada LX, que ganhou mais equipamentos. Em seguida está o Caoa Chery Arrizo 6. O Kia Cerato ficou em terceiro lugar.

Para o segmento dos SUVs compactos, o páreo foi bem acirrado, com dois novos grandes lançamentos durante o ano para dividir as atenções dos apaixonados por automóveis. Mas, que ficou com o título de Melhor SUV Compacto do Ano pelo Uol Carros foi o Volkswagen Nivus, desenvolvido totalmente no Brasil. O segundo lugar ficou com o Chevrolet Tracker, enquanto a terceira colocação foi para o Renault Duster.

Na categoria dos SUVs médios dois chineses estavam na disputa, mas o Caoa Chery Tiggo 8 levou a melhor e ficou em primeiro lugar. Entre os itens disponíveis estão ar-condicionado digital, teto solar e carregador de celular por indução. O segundo lugar foi para o Ford Territory, projetado pela JMC, e fechando o pódio ficou o Jeep Compass.

A disputa entre os SUVs Premium garantiu a vitória para o Volvo XC40 que recebeu o primeiro lugar em parte graças à configuração T5 híbrida o que já mostra uma preferência entre os modelos eletrificados. A segunda posição foi para o Audi Q3, seguido do Mercedes-Benz GLB.

Este ano o Prêmio Uol Carros unificou as categorias de picapes leves e médias. E, mesmo com um aumento na concorrência, a vitória foi para a nova Fiat Strada. O modelo recebeu destaque depois da atualização no design, que não tinha muitas mudanças desde seu lançamento, há 22 anos. O segundo lugar foi para a Volkswagen Amarok, seguida pela Mitsubishi L200.

A disputa entre os esportivos ficou basicamente entre dois alemães, com a vitória para o Porsche 911, que este ano recebeu a versão Turbo S renovada. O segundo lugar foi para o Audi R$ e, fechando o pódio, está o Ford Mustang Black Shadow.

Na categoria específica para os elétricos e híbridos, o número de concorrente subiu significativamente em 2020, mas o vencedor foi o Audi e-tron. O primeiro elétrico da marca alemã no Brasil é oferecido em duas versões com uma autonomia de 436 km. O segundo colocado foi para o Mercedees-Benz EQC seguido da picape JAC IEV330P.

Entre os importados, o Land Rover Defender ganhou a primeira colocação com 140 pontos. Em segundo lugar veio o BMW X6, que acumulou 107 pontos, e fechando o pódio, ficou o Volvo S60 Polestar, que acumulou 95 pontos.

Depois do segundo lugar em 2019, agora a Mercedes-Benz Sprinter conseguiu a primeira colocação na categoria utilitários. Com um design repaginado e a central multimídia MBUX, o modelo recebeu destaque. O segundo colocado foi para o Peugeot Expert Minibus, seguido do Fiat Doblô Cargo, em terceiro lugar.

A Fiat Strada recebeu mais um prêmio, o de Destaque do Ano, com um projeto mais moderno e pensado para as preferências do consumidor atual. O segundo colocado foi para o Volkswagen Nivus, seguido do Chevrolet Tracker.

A categoria Montadora do Ano teve a Volkswagen como ganhadora do Prêmio Uol Carros. Mesmo com imprevistos como a pandemia, a empresa fez vários lançamentos neste ano. A segunda montadora mais votada foi a Caoa Chery, seguida da Fiat, em terceiro lugar.

A única categoria que contou com voto popular foi a de pós-venda, em que os leitores do site puderam escolher a montadora que ofereceu os melhores serviços aos clientes em 2020. Ao todo mais de 6 mil pessoas escolheram e, com 29,43%, a Kia foi a vencedora, seguida de Renault e Citroën.

SBD Moura Start Stop

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Lista VIP

Assine nossa lista e receba notícias em primeira mão.