Férias chegando: veja dicas para a viagem de carro sair mais em conta

O mês de julho chega junto com as férias escolares e muitas famílias aproveitam para cair na estrada e viajar pelo Brasil. Um dos maiores gastos desse tipo de viagem é com o combustível para abastecer o carro. Mas é possível, com medidas simples, economizar no consumo do automóvel e aproveitar ainda mais o período de descanso.

O primeiro passo é dar uma revisada geral no carango. Além de ser uma medida de segurança que pode evitar que você e sua família fiquem em risco na estrada, verificar a mecânica do carro também ajudar a poupar combustível.

Isso porque, um motor com a manutenção em dia, lubrificado e sem entupimentos, ou seja, saudável, vai consumir menos combustível. Portanto, leve o veículo à oficina de confiança e peça uma checagem geral, inclusive dos freios, limpadores de para-brisas e bateria.

Se o carro for com muitas pessoas a bordo é importante levar apenas o que for necessário no porta-malas. Peça para sua família levar o essencial nas malas. Nada de levar o guarda-roupas todo para as férias, afinal, excesso de peso aumenta o consumo.

Outra relação de peso/consumo está relacionada aos pneus do carro. Todo mundo sabe que eles estando devidamente calibrados o gasto com combustível será menor. O que muita gente não sabe ou esquece é que a calibragem é diferente quando você está com a carga máxima de pessoas e objetos.

O manual do carro traz a calibragem adequada para cada tipo de situação. Para quando estiver só você ou outra pessoa no dia a dia e para quando o veículo estiver com 4 ou 5 passageiros e muita bagagem no porta-malas. E não esqueça de calibrar o pneu estepe também.

E claro que o combustível que você coloca no tanque do carro também vai influenciar diretamente no consumo. Já falamos aqui, mas vale a pena reforçar, com os combustíveis Duramais, da Dislub e Equador Energia, você consegue uma eficiência até 10% maior, o que numa viagem longa pode fazer muita diferença.

Ainda tem a questão ambiental. Com Duramais, a emissão de poluentes cai em até 50%. Isso porque, ela recebe um ecoaditivo que acelera o processo de combustão. É uma reação química capaz de viabilizar um processo mais rápido. Ele pega uma parte do combustível que não foi queimado e faz queimar. Melhorando o rendimento do veículo e reduzindo a emissão de poluentes. Essa tecnologia dos combustíveis Duramais se chama GreenPlus, que polui até 50% menos e traz uma economia de combustível de até 10%.

Artigos Recentes