Entenda porque seu carro anda melhor com etanol

Você já deve ter notado que nas fichas técnicas dos carros flex, os valores de potência e torque estão sempre associados com o etanol. Isso porque, os valores com o carro abastecido com o combustível de origem vegetal são maiores. É possível notar também quando você abastece seu carro flex com etanol. Você sentirá o motor mais “esperto” nas saídas.

Essa variação de potência tem a ver com a taxa de compressão do motor, que nada mais é do que a relação entre o volume de ar e combustível dentro da câmara de combustão quando os pinos estão levantados e também abaixados. Quanto maior a pressão da mistura dentro do bloco, maior a taxa.

O módulo do motor (ECM) tem uma curva de avanço pré-definida para todas as misturas possíveis entre álcool e gasolina. Essa curva, por sua vez, é determinada pela possibilidade do combustível para pré-detonação também conhecido como batida de pino.

O etanol, por não ser propenso a essa pré-detonação, não explode da mesma forma que a gasolina, o que exige uma curva de avanço mais agressiva. A explicação técnica é que, com o etanol, o módulo determina uma curva de avanço mais acentuada, o que exige um esforço maior do conjunto mecânico e consequentemente, adiciona uns cavalos a mais.

Mas a maioria das pessoas também sabem que essa potência a mais é acompanhada de um consumo maior do combustível. Isso se comparado com a gasolina. Uma forma de “compensar” esse aumento no consumo é utilizando o Etanol Duramais, que, assim como a Gasolina Duramais e o Diesel Duramais, garante um rendimento 10% maior do combustível e ainda emite 50% menos poluentes.

O etanol Duramais está em fase de lançamento nos postos Dislub e Equador Energia. Em breve será possível abastecer com a novidade em todos os postos da rede e nós informaremos por aqui.

 

Artigos Recentes