" "

É seguro ter um carro com cilindro de GNV?

Apoio:

Um dos maiores mitos quando se fala de Gás Natural Veicular é sobre o risco de explosão do carro em caso de colisão. Se a instalação do kit GNV for realizada de acordo com as normas em um estabelecimento credenciado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), esse risco não existe. O kit de conversão para gás 5.0 garante a segurança do condutor, sem oferecer riscos à vida útil do veículo.

Mas é importante tomar alguns cuidados, como observar se o cilindro que será instalado em seu carro é de aço e não tem soldas. É importante também fazer um teste do cilindro a cada cinco anos e, caso apareça qualquer defeito ou vazamento, deve-se levar o veículo à instaladora homologada.

Acidentes e explosões ligadas a carros movidos a gás estão ligados a modificações realizadas na instalação sem conformidade com a norma vigente. Trata-se, muitas vezes, de pessoas que adaptam um botijão de gás no porta-malas do veículo, o que é proibido.

Por isso é importante procurar sempre estabelecimento credenciado para fazer a conversão do kit e também a sua manutenção. Atualmente, são 20 estabelecimentos credenciados pelo INMETRO em Pernambuco e 74 postos de abastecimento interligados à rede da Copergás no estado. Eles abastecem mais de 65 mil veículos convertidos e consomem uma média mensal de 5 milhões de metros cúbicos de GNV.

ME CONHEÇA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Lista VIP

Assine nossa lista e receba notícias em primeira mão.