É possível poluir menos mudando apenas a forma de dirigir?

As montadoras estão investindo bilhões e bilhões de dólares no desenvolvimento de novas tecnologias para diminuir as emissões de poluentes por parte dos automóveis. Os motores estão cada vez menores e mais econômicos, mas sem abrir mão da performance. O que algumas pessoas podem não saber é que, quem está ao volante, também tem um papel fundamental na emissão dos poluentes que saem do escapamento do carro.

Começando pela forma de condução. Se você mantiver um “pé” leve no pedal do acelerador, deixando o giro do motor abaixo das 2.000 RPM, você notará que o combustível vai render significativamente mais no tanque. A consequência será uma emissão bem menor de poluentes.

Escolher uma rota antes de sair de casa e pesquisar sobre as condições do trânsito também podem ajudar bastante na redução da queima de combustível no motor. Evite também o sobrepeso no porta-malas ou cabine do carro. Isso tem grande relevância no consumo.

Outro fator importante é fazer a manutenção periódica do seu carro. Motor bem tratado é motor mais econômico. E nunca esqueça também de calibrar os pneus dos carro pelo menos a cada 15 dias.

Além de tudo isso que citamos, a escolha do combustível também pode pesar e muito na eficiência do motor. Uma forma de fazer isso é usar um combustível Ecoaditivado. No Brasil, a Dislub/Equador Energia foram pioneiras em oferecer uma gasolina com essa característica. A Duramais ganhou os mesmos atributos com diesel e está chegando também como etanol.

Mas como ele funciona?

O combustível recebe um ecoaditivo que acelera o processo de combustão. É uma reação química capaz de viabilizar um processo mais rápido. Ele pega uma parte do combustível que não foi queimado e faz queimar. Melhorando o rendimento do veículo e reduzindo a emissão de poluentes.

Essa tecnologia dos combustíveis Duramais se chama GreenPlus, que polui até 50% menos e traz uma economia de combustível de até 10%. Desenvolvido na Califórnia, nos Estados Unidos, pela Biofriendly Corporation, a Duramais a tem nanotecnologia GreenPlus que reorganiza as moléculas de combustível, agilizando o processo de combustão.

 

Artigos Recentes