Dia de chuva: como passar em um alagamento com segurança?

O Grande Recife amanheceu embaixo de chuva. Várias ruas importantes estão alagadas e isso dificulta a passagem dos veículos.

Vale salientar que nunca é recomendado passar em ruas alagadas, mas caso seja necessário, é preciso de alguns cuidados para passar com seu carro em um trecho com águas.

A primeira dica para passar por um alagamento com segurança, é observar o altura da água. Se passar da metade da roda, o risco de o carro ficar preso é grande.

Se você tiver certeza que consegue passar pelo trecho, coloque a primeira marcha e siga em velocidade baixa e constante. Só troque de marcha ao passar por todo o trecho alagado.

Geralmente, nos cantos e/ou no meio da pista são os locais com menos acúmulo de água. Tente observar outros carros passando e procure o local com menos água. É uma das melhores formas de passar em um alagamento com segurança.

Foto: Reprodução/TV Globo

Se o carro “morrer” no meio da água, não tente ligar o veículo. É possível que tenha entrado água na câmara de combustão e, se você insistir, pode causar o calço hidráulico.

LEIA MAIS
+ Michael Jordan compra carro de R$ 17 milhões que passa dos 480 km/h

Freios
Depois de passar por uma via alagada, os discos de freios terão a capacidade reduzida por ficarem submersos durante a travessia. Tenha cuidado e evite frenagens bruscas ao sair do alagamento. Aos poucos, ele voltará ao normal.

Câmbio automático

Se nos carros manuais é preciso deixar na 1ª marcha, como fazer no carro automático? Nos automáticos, a recomendação é usar uma marcha reduzida ou colocar no modo manual. Em caixas mais antigas, pode ser a letra L (Low) ou S (Sport). Desta forma, o carro não trocará de marcha no meio do trecho com água.

Oficina

Ao passar por um alagamento, é recomendado que leve o carro a uma oficina de sua confiança para checar se tudo permanece em ordem. Mas lembre-se. Sempre evite transpor trechos alagados para não danificar o seu veículo.

Artigos Recentes