Detran-PE informa prazo para substituir placas perdidas nas chuvas

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), por meio da Diretoria de Atendimento, informa que quem perdeu a placa do veículo em meio aos alagamentos, devem tomar providências o mais rápido possível.

Para fazer a solicitação de nova placa dianteira, não é necessário realizar vistoria prévia. Já, no caso da placa traseira, só é possível obter a ordem de emplacamento após realização de inspeção veicular, ou seja, vistoria.

Lembrando que o serviço está sendo disponibilizado sem agendamento por 10 dias úteis, ou seja, de amanhã (25) até o dia 07 de junho de 2023. A Diretoria do Detran-PE enviou Ofício Circular para as entidades fiscalizadoras do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), para quando da abordagem durante a fiscalização de trânsito, em caráter educativo, considerarem esse prazo.

LEIA MAIS
+ Dia de chuva: como passar em um alagamento com segurança?
Em primeiro lugar, procurar um ponto de atendimento do Detran mais perto de casa. Pode ser na sede, na Iputinga, nas lojas de atendimento dos shoppings centers e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), onde vai solicitar a ordem de emplacamento.

De posse da ordem, vai até uma das lojas de placas credenciadas para providenciar o emplacamento. Os veículos que ainda estejam com placa cinza, será necessária vistoria e colocar o par de placas modelo Mercosul.

Andar sem placa gera multa
O Órgão de trânsito estadual lembra que, de conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem qualquer uma das placas de identificação é Infração gravíssima, resultando em 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e uma multa de R$ 293,47, além disso, o carro é removido para o Depósito do órgão.

Foi enviado Ofício Circular para os Órgãos fiscalizadores do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), solicitando apoio na fiscalização.

Artigos Recentes