Mercado Tecnologia Vídeos

Detalhamos a tecnologia que faz do Corolla um dos sedãs mais seguros

Ninguém tinha dúvida que a nova geração do Corolla seguiria a mesma trajetória de sucesso no Brasil, onde lidera o segmento dos sedãs médios há muitos anos. Até já explicamos as razões para o êxito do novo Corolla, que ganhou os principais prêmios do ano passado, incluindo os prestigiados Carro do Ano e Motor do Ano (2.0 ou acima) da Revista Auto Esporte (veja mais aqui). O que vamos ressaltar agora é o que seus olhos quase não enxergam ao olhar para o sedã da Toyota. É a inovação e a tecnologia além do design atrativo, do acabamento premium, da nova e eficiente motorização e da confiabilidade da marca – atributos que por si só já explicariam o sucesso do Corolla no país e no mundo.

A segurança foi um dos principais pilares da Toyota que recebeu grande atenção na nova geração do Corolla, tanto que ele é o sedã médio com mais itens de segurança do Brasil. E não a toa, levou nota máxima nos testes do Latin NCAP (5 estrelas para proteção de adultos e crianças).

Muito disso deve-se ao fato de, desde a versão de entrada GLi, o Corolla já ser dotado de sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, faróis com acendimento automático e com ajuste de altura, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro e mais.

LEIA MAIS

+ Veja a autonomia que conseguimos com Corolla híbrido na gasolina e etanol

No entanto, a maior estrela da Toyota nesse quesito é o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível nas versões Altis a combustão e híbrida. Este sistema de auxílio ao condutor conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. Essa é a tecnologia sensorial do carro que não enxergamos ao entrar na cabine, mas que pode ser decisiva para evitar acidentes.

As tecnologias incluídas nesse pacote são:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)

O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA)

Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e se detecta que está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista.

Faróis altos automáticos (AHB)

Faróis altos automáticos são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)

O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

NOVA GARANTIA

Outro fator de segurança para o cliente é saber que seu carro está segurado. Nesse sentido, o novo Corolla foi lançado com garantia exclusiva de cinco anos, tanto para a versão 2.0L Dynamic Force, quanto para a versão híbrida flex. Nesse sentido, a Toyota reitera a confiança em seu icônico produto e garante uma compra ainda mais tranquila a seus clientes.

Além disso, assim como já ocorre com seus outros modelos híbridos à venda no Brasil, a versão híbrida do Novo Corolla também conta com garantia estendida de oito anos para os componentes do sistema híbrido, (bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia).

ME CONHEÇA MAIS

300×250 NEO Blindados
RET Gasolina Dura mais

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre tudo que acontece no mundo automotivo!