Descubra a melhor geração do kit GNV para o seu veículo

Apoio:

A popularização do Gás Natural Veicular é algo já disseminado entre os proprietários de veículos. Mas as vantagens e facilidades ainda levantam dúvidas para aqueles que querem escolher o melhor para o seu veículo. Uma das primeiras, sem dúvida, é qual a melhor geração do GNV para o modelo.

LEIA MAIS

+ O kit GNV pode ser instalado em todos os tipos de veículo

No mercado existem várias opções de kit gás, então é preciso ficar atento para o que terá o melhor custo-benefício. Para isso, algumas características precisam ser levadas em conta antes de escolher aquele que mais se adequa ao veículo. Os kit GNV de primeira geração são destinados apenas a modelos com carburador. A partir da segunda geração, são aplicados em veículos com injeção eletrônica. Atualmente, as gerações mais conhecidas e utilizadas são a terceira e a quinta.

O GNV de terceira geração possui um controle de mistura realizado de forma eletrônica, por meio do módulo de controle, além de ter uma execução dependente de dois atuadores eletromecânicos. A opção atua com uma regulagem manual do volume de gás na mangueira. No caso da regulagem da marcha lenta, ela é feita por um redutor de três etapas e a inversão de GNV para combustível original, ou vice-versa, por uma chave comutadora.

Enquanto isso, o kit GNV da quinta geração faz uso de um redutor de duas etapas ou de um redutor com pressão positiva, associado a uma central de injeção eletrônica que envia o GNV com pressão positiva através dos bicos injetores, que geralmente são colocados através de uma perfuração do coletor na entrada de cada cilindro. Este é o kit de gás natural veicular mais recomendado para veículos com injeção eletrônica e um dos mais modernos do mercado.

O kit da quinta geração atua como uma central computadorizada de injeção para GNV que conta com bicos pressurizados e encaminhados por uma rampa que tem acesso a cada cilindro no coletor. Levando em consideração os kits de terceira e quinta geração, este último também é recomendado para aqueles veículos que possuem problemas ou com uma parte mecânica que precisa de mais atenção, já que ele se adequa melhor às possíveis falhas de ignição do carro.

Mas, independentemente da geração do kit GNV que você escolher, é sempre bom destacar a importância de procurar um local de confiança com credenciamento do INMETRO para fazer a instalação.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Lista VIP

Assine nossa lista e receba notícias em primeira mão.