Mercado

Desafio dos SUVs: quem pode desbancar o Jeep Compass em 2019

Ser líder de vendas em determinado segmento é o “sonho de consumo” de todas as montadoras. E quando se consegue liderar a mais concorrida e cobiçada fatia do mercado, então, é a consagração para o fabricante. Mas, com o “poder vem as responsabilidades”, já dizia um super-herói dos quadrinhos. Para o Jeep Compass, que lidera entre SUVs nos últimos dois anos, manter-se à frente é um desafio, uma vez que o segmento é o que mais tem novidades por ano. Mas será que algum modelo conseguirá tirar o Jeep pernambucano do primeiro lugar? Vamos analisar os seus principais rivais:

LEIA MAIS

+ Conhecemos o Ford Territory, que será o maior rival para o Jeep Compass no Brasil

O modelo da Hyundai montado no Brasil foi o segundo lugar geral entre os SUVs e primeiro entre os compactos em 2018. Conseguiu bater HR-V e Renegade, mas ainda ficou distante do Compass. O SUV sul-coreano tem na versão Attitude 1.6 Automática, criada para melhor atender os consumidores portadores de deficiência (PcD), a mais vendida em 2018. Em segundo lugar ficou a versão topo de linha, a Prestige 2.0 Automática. Tudo indica que o Creta vai seguir entre os primeiros colocados, mas resta saber se terá fôlego suficiente, uma vez que seus principais rivais entre os compactos passaram por reestilização no final do ano passado e prometem dar trabalho ao sul-coreano.

LEIA MAIS SOBRE O CRETA

+ Hyundai Creta acelera, ultrapassa HR-V para ser o SUV compacto mais vendido de 2018

+ Hyundai Creta ganha versão mais barata com câmbio automático

O SUV da Honda reinou absoluto por alguns anos entre os utilitários até ser desbancado pelo novo Compass, que passou a ser produzido no Brasil, na planta de Goiana (PE). O SUV japonês teve uma leve reestilização no final de 2018 e aposta na versão 1.5 turbo para aquecer as vendas neste ano. Ela deve chegar ainda no primeiro semestre como topo de linha, para aqueles que buscam um pouco de mais emoção a bordo de um SUV. Essa versão turbinada ainda mira o Renegade turbo que também chega em 2019 e, principalmente, o Volkswagen T-Cross, que chega em abril só com motores TSI.

LEIA MAIS SOBRE O HR-V

+ Honda HR-V 2019 chega com novidades no estilo e em equipamentos

Assim como o HR-V, o Renegade passou por uma leve reestilização e mudanças de equipamentos no interior para ganhar mais fôlego e quebrar a crescente do Creta. Além das novidades do ano passado, o compacto da Jeep também vai apostar na motorização turbinada para acelerar nas ruas e nas vendas. A versão flex atual ainda deixa a desejar no quesito desempenho e eficiência energética. É outro que se prepara para a chegada do turbinado T-Cross, mas que não deve incomodar o irmão maior na liderança entre os SUVs.

LEIA MAIS SOBRE O RENEGADE

+ Renegade ganhará motor 1.3 turbo no primeiro semestre de 2019

+ Renegade 2019 é apresentado com novidades no estilo, tecnologia e com porta-malas maior

Um dos lançamentos mais aguardados de 2019 está confirmado para abril, quando a Volks promoverá o nascimento oficial do seu inédito SUV compacto o T-Cross. Já vimos o carro de perto no Salão do Automóvel de São Paulo e no Motor Show Pernambuco. Apesar de ter grande potencial de vendas devido ao fator novidade, à motorização TSI e à entrega de tecnologia a bordo, o T-Cross não terá tempo hábil para desbancar o Compass, uma vez que suas vendas só devem começar a ser computadas em maio deste ano.

LEIA MAIS SOBRE O T-CROSS

+ O que esperar do segmento dos SUVs com a chegada do Volks T-Cross em 2019

+ Com o T-Cross, a Volks entra no disputado mercado dos SUVs compactos no Brasil

Analisando os principais players do segmento, fica claro que a vida do Compass não será fácil em 2019. Além dos que destacamos acima, não podemos esquecer de outros bons competidores, como o Nissan Kicks, Chevrolet Tracker, Ford EcoSport, Renault Captur e Citroën Cactus. É o exército de SUVs compactos contra o médio Compass. Quem leva essa batalha?

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

Acompanhe nosso canal

300×250 NEO Blindados
300×250 Auto Parvi