Cuide bem do seu carro, mesmo ele estando na garagem

Quase três meses depois de decretada a quarentena no estado, as medidas estão começando a afrouxar e, finalmente, o carro pode ser tirado da garagem, por enquanto só para serviços mais essenciais e emergências. Mas, antes de fazer isso é importante saber se está tudo certo para dirigir.

LEIA MAIS

+ Philips dá dicas para fazer o alinhamento dos faróis em casa

Para isso acontecer, alguns cuidados devem acontecer ainda com o veículo guardado. “Um dos pontos que mais se destaca é a bateria, que é responsável por toda parte elétrica e que alimenta o motor. O ideal é ligar o carro no mínimo uma vez por semana e deixar uns 10 minutos. Ligar lanternas e faróis para ver se tudo está funcionando corretamente também é uma dica importante para não ter dores de cabeça depois”, explica Linaldo Ralf, gerente de produtos do Centro Automotivo Ferreira Costa.

Mais um equipamento que pode sofrer com o tempo parado e que está diretamente ligado à segurança dos ocupantes são os pneus, que se não estiverem calibrado de forma correta podem deformar por conta do pouco uso. “O ideal é locomover o carro. Em dias normais, a calibragem deve ser feita uma vez na semana, mas isso nem sempre acontece. Durante a quarentena o equipamento pode estar descalibrado, por isso é importante checar antes de tirar o carro da garagem para não causar deformidades”, ressalta Ralf.

A troca de óleo não é algo que precisa ser feita em poucos meses, mas para aqueles proprietários que já estavam no limite da troca quando a pandemia começou, esse é outro problema que deve ser resolvido antes de colocar o carro na rua. “O ideal é fazer uma manutenção preventiva, é sempre melhor do que uma corretiva. Quando o carro estiver muito tempo parado, é importante preocupar um centro automotivo ou um mecânico de confiança para checar se está tudo bem”, aponta o gerente.

Prevenção

Os cuidados com pandemia devem ser tomados dentro e fora do carro, mas é importante ter cuidados com os produtos utilizados. O álcool gel, aliado no combate ao coronavírus durante esse período, pode não ser o melhor amigo de alguns equipamentos do carro. “É preciso ter cuidado, porque o álcool pode ressecar alguns itens que contém plástico e couro como volante, painel e até bancos de couro. O ideal é utilizar produtos específicos para a limpeza desses equipamentos”, alerta Ralf.

Mas os cuidados não se restringem apenas aos automóveis. As lojas da Ferreira Costa, como o Centro Automotivo está seguindo os cuidados de higiene e distância social, medidas indicadas pela OMS e autoridades de saúde que também estão sendo utilizadas em outros estabelecimentos. “Temos recebidos vários feedbacks positivos. Agora, que estamos de portas abertas, contamos com todos os aparatos, máscaras, protetor facial e álcool em gel disponível para os clientes”, destaca.

Artigos Recentes