Curiosidades Mercado

Conheça um pouco do universo elétrico da Nissan nas corridas virtuais

SBD Italiana

O virtual nunca esteve tão perto e pronto para servir ao mundo de quarentena. Nos circuitos dos simuladores da Fórmula E as corridas continuam no ar e, se você projetá-las na TV, na hora da prova, vai perceber que as impressões são bem semelhantes diante do desafio real de pilotagem da turma. A Nissan, que não deixou de pontuar os mais de 450 mil LEAF vendidos no mundo, detalhou bem isso em uma coletiva exclusiva com seus dois pilotos: Sébastien Buemi e Oliver Rowland, que de casa, em seus “brinquedos” de última geração, controlam os carros e concorrem nas divertidas e-racer.

LEIA MAIS

+ Novo Nissan Kicks 2021 é apresentado e chega ao Brasil no ano que vem

O Campeonato ABB FIA de Fórmula E inclui uma dose adicional de adrenalina ao Race at Home Challenge com o formato Race Royale específico para jogos de simulação, no qual se elimina o último colocado ao final de cada volta. O processo de eliminação continua com apenas 10 pilotos, faltando apenas uma volta até a linha de chegada para decidir as posições que marcam pontos.

Um outro lance legal é a parceria com o UNICEF como parte da estratégia para angariar fundos. Essa é uma das principais bandeiras de defesa da organização. A Fórmula E e o Fundo das Nações Unidas para a Infância “correm” juntos nas corridas dos elétricos em circuito de rua e entra no mundo virtual com o ABB Formula E Race at Home Challenge – a competição de eSports de nove semanas onde se enfrentam todas as equipes e pilotos do Campeonato ABB FIA de Fórmula E que está com a final programada para o dia 13 de junho. As doações para UNICEF podem ser públicas ou não.

Projeção
O cockpit da Fórmula E foi projetado para replicar a posição do piloto em uma corrida de monopostos ou de cockpit aberto (existem diferentes tipos de bancos, dependendo da categoria). Os assentos têm uma configuração especial para a série, com base no banco Playseat de F1.

A Nissan estreou no ABB FIA de Fórmula E na 5ª temporada (2018/2019). Nesta primeira temporada da categoria 100% elétrica de corridas de rua, o piloto Sébastien Buemi terminou em segundo, e a equipe se destacou na com seis pódios, seis pole positions e 16 qualificações para a Super Pole, fazendo a equipe com a melhor performance em qualificações no campeonato.

Na sexta temporada, a equipe está competindo com o carro de Fórmula E de segunda geração (Gen2). Com mais potência – 250 quilowatts, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e com uma velocidade máxima de 280 km/h –, o novo bólido traz ainda mais emoção ao campeonato.

A Nissan é a única montadora japonesa a participar da Fórmula E. Já seu modelo 100% elétrico Nissan LEAF registra mais de 450 mil unidades vendidas e se torna o veículo de união entre a competição, a tecnologia e o mundo consumidor.

Pilotos
Sébastien compete na Fórmula E desde o início do campeonato. Na temporada 2015/2016 venceu o campeonato de pilotos da Fórmula E e estabeleceu vários recordes na categoria, incluindo o maior número de vitórias e pole positions, sem esquecer as voltas mais rápidas. Ele terminou em 2º na última temporada do campeonato e disse que continua motivado mesmo correndo no mundo virtual. Sébastien comentou que agora divide o tempo entre as atividades físicas e o simulador.

Oliver correu pela equipe DAMS na Fórmula 2, terminando em 3º na classificação geral em 2017. Em sua primeira temporada na Fórmula E, Oliver surpreendeu com sua rápida adaptação e regularidade – conquistando o título de novato do ano. A dupla Sébastien e Oliver acumulam um total de seis pódios e seis pole positions.

Oliver na entrevista disse que acha divertido o desafio virtual. “Estou em casa treinando todos os dias. Claro, também bastante ansioso para voltar as pistas de verdade o mais breve possível e estar com toda a equipe”.

O piloto ainda reforçou que se você tem um PlayStation, há games de Fórmula 1 e o Forza para praticar em casa. O computador pode ser outro aliado e dá para dirigir vários carros Nissan em diferentes jogos e tem as corridas de Fórmula.

O comandante
Tommaso Volpe comanda os programas de competição das marcas Nissan e INFINITI. Diretor mundial de esportes a motor na marca, Volpe está à frente dos programas de competição da Nissan na Fórmula E, Super GT, Protótipos e GT3.

Volpe fortaleceu a presença da marca INFINITI na Fórmula 1, passando de patrocinadora a parceira técnica da Equipe Renault de F1®, o que incluiu o desenvolvimento conjunto do Sistema de Recuperação de Energia, fortalecimento da INFINITI Engineering Academy e o desenvolvimento de um carro de produção de alta performance (Projeto Black S).

O chefão, que é italiano, também foi diretor de marketing na Lotus Cars, responsável pelo marketing de carros de produção e pela parceria da Equipe Lotus de F1. Volpe declarou que “infelizmente, não estamos correndo na vida real, por outro lado estamos disputando as provas virtuais. Todos da Fórmula E temos o compromisso de completar a temporada 6 com corridas reais. Não sabemos quando, nem como, mas o objetivo e fechar o calendário da temporada até o fim do verão na região norte”.

Serviço
A competição ABB Formula E Race at Home Challenge é disputada com o uso do software rFactor 2 e a última atualização do pacote de conteúdo para download (DLC) da Fórmula E.

Como assistir – ABB Formula E Race At Home Challenge:
https://www.fiaformulae.com/br/watch/ways-to-watch?

Programação
Grande Final: 13 de junho
Cobertura ao vivo: das 15h30 às 17h15 (horário da Inglaterra)
das 11h30 as 13h15 (horário de Brasília)

SBD Italiana

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

ME CONHEÇA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Lista VIP

Assine nossa lista e receba notícias em primeira mão.