Large Gasolina Dura mais 1
Recomendamos Tecnologia

Veja os benefícios da tecnologia do Start Stop do seu carro

Novas tecnologias surgem com rapidez no mercado automotivo, algumas mais distantes da realidade, outras com mais aplicabilidade no dia a dia dos motoristas. A tecnologia Start Stop é um dos exemplos de inovação já incorporada aos veículos mais modernos de diversas montadoras, que chegou para ficar com seus benefícios.

Como funciona na prática

O start stop é um sistema pensado para a economia de combustível, além da redução de gás carbônico na atmosfera. A tecnologia funciona da seguinte forma: o motor do automóvel é desligado automaticamente quando ele para e volta a ligá-lo instantaneamente quando o motorista deseja movimentar o veículo.

Para isso, o carro conta com um sistema de gerenciamento do estado de carga da bateria e uma bateria mais robusta capaz de atender um número bem mais elevado de partidas.
Jorge Moraes bateu um papo com João Carvalho, engenheiro de Desenvolvimento de Produto das baterias Moura, para tirar todas as dúvidas sobre o sistema.

Diferenças técnicas

Existem dois tipos de baterias para essa aplicação, a EFB e a AGM. Essas baterias têm um ciclo de vida 3x maior do que a convencional nos testes elétricos das maiores montadoras, e o consumo para cada partida é pequeno se comparado com o de um motor normal, por causa da gestão feita pela unidade de controle do motor. O sistema realiza ajustes para uma partida rápida. E quanto mais rápida for a partida, menos energia elétrica será gasta.

SBD Moura 1

ME CONHEÇA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Lista VIP

Assine nossa lista e receba notícias em primeira mão.