Confira as novidades e lançamentos que estão presentes na Fenatran 2022

A Fenatran é a principal feira do setor de transporte de cargas. Após um hiato de três anos, a feira retoma e diversas montadoras estão presente no evento. Entre as novidades, a Scania apresenta os destaques Euro 6 da linha 2023 de caminhões, da gama Super, que recebem o novo e mais eficiente trem de força da história da marca, da família fora de estrada XT, semipesados e opções a gás.

No total, por parte da Scania, serão 12 caminhões expostos. Da gama rodoviária Super estão o R 560 6X4, R 500 6X2, R 460 6X2 e G 420 6×2; P 360 8X2 e P 280 6X2 (semipesado); P 370 4X2 (novo pesado de entrada para a operação regional); Da linha fora estrada XT estão expostos os modelos G 560 6X4 Super (cana-de-açúcar e madeira) e R 660 V8 10X4 (mineração); P 340 4X2 e R 410 6X2 (ambos movidos a gás natural e/ou biometano.

Além disso, o 770 S V8 6X4 também estará presente na primeira exposição no Brasil. Ele é o caminhão mais potente do mundo e estará disponível na linha 2023.

Novidades Fenatran 2022: 

Ford
A Ford apresenta no Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran), três novas versões da Transit que chegam ao mercado em 2023: Automática, Chassi e E-Transit 100% elétrica. A diversificação da oferta de modelos da van faz parte da estratégia da Divisão de Veículos Comerciais da Ford no Brasil para aumentar a sua participação nesse segmento.

A Ford iniciou a venda da Transit no Brasil no final de 2021, com a versão de passageiros, minibus, e em abril deste ano lançou o modelo Furgão – ambos produzidos no Uruguai, em parceria com a Nordex.

A eletrificação é outra grande aposta da Ford, com a chegada da E-Transit, van elétrica que já é sucesso no mercado norte-americano e na Europa. Ela começa a ser oferecida na versão furgão em um programa com grandes frotistas para entender as suas necessidades, condições de uso e recarga, de modo a entregar a melhor opção de negócio.

A E-Transit 100% elétrica tem tração traseira e tecnologia embarcada de série para minimizar os riscos de paradas imprevistas e maximizar a produtividade. A sua bateria de íons de lítio tem 68 quilowatts e proporciona uma autonomia máxima de 317 km (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e modo de uso.

Volvo
A montadora lança a nova linha Euro 6 que chega com propulsores mais eficientes. A linha F está 8% mais econômica. Já a linha VM chega até 10% de economia de combustível.

Além disso, a Volvo também está lançando um caminhão elétrico o FM. O caminhão de 44 toneladas tem seis baterias e a autonomia é de 300 quilômetros. Por aqui, o gigante só deve chegar em 2023.

Hyundai/Iveco
A Hyundai Motor Américas Central e do Sul e o Iveco Group reuniram-se 23ª Fenatran e reafirmaram sua parceria para ajudar a acelerar a transição rumo à neutralidade de carbono na região.

Desde a assinatura de um protocolo de intenções global em Seul, na Coreia do Sul, em março deste ano, as duas marcas formaram diversos grupos de trabalho em vários ramos tecnológicos para explorar maneiras de se complementarem no desenvolvimento de veículos elétricos e soluções alternativas de propulsão em todo o mundo.

De acordo com o protocolo de intenções assinado, a Hyundai Motor Company e o Iveco Group devem cooperar globalmente tanto em tecnologias como plataformas, abrangendo componentes e sistemas. As áreas de possível interesse mútuo dizem respeito a sistemas de propulsão e plataformas elétricas, incluindo células de combustível, automação e conectividade para veículos comerciais.

Mercedes-Benz
A montadora alemã chegou com várias novidades para a Fenatran. Uma nova linha e caminhões e o desenvolvimento de automação nos veículos, são algumas das novidades que foram apresentadas na feira.

O Atego 1730 é um caminhão autônomo de nível 4. Neste caso específico de condução autônoma o caminhão se movimenta em áreas confinadas e controladas, a baixa velocidade e com alta precisão nas manobras.

Modelo é solução específica de automação para operação dedicada na fábrica da Ypê na cidade de Amparo (SP). A Mercedes-Benz já vendeu quatro caminhões Atego 1730 autônomos para Ypê, o primeiro deles será entregue nesse mês e os outros três no início do ano que vem
Ypê é a primeira indústria no Brasil a adquirir essa tecnologia e operar com caminhões autônomos em seu Centro de Distribuição.

Cummins Meritor
A Cummins Meritor confirma nesta edição da Fenatran 2022 os eixos elétricos 14Xe e 17Xe, inovações que integram o portfolio de soluções para descarbonização da líder em tecnologia e contribuem com a estratégia de sustentabilidade Destino ao Zero, compromisso Cummins em reduzir os gases de efeito estufa (GEE) e os impactos na qualidade do ar de seus produtos e atingir emissões líquidas zero até 2050.

Com os ePowertrains 100% emissão zero, a Cummins Meritor proporciona soluções de transporte avançadas e de descarbonização. À medida em que a demanda por soluções limpas avança, os ePowertrains serão fundamentais para a integração dos sistemas de mobilidade híbridos e elétricos, criando diferenciação de desempenho e a oportunidade de fornecer soluções limpas para os clientes

Artigos Recentes