Curiosidades

Como ficam os sedãs em 2019 com as chegadas do novo Corolla e mais versões do Jetta

SBD Audi A5

O Corolla mais uma vez não deu chance para seus concorrentes entre os sedãs médios. De janeiro a novembro deste ano, o modelo japonês acumulou 53.880 emplacamentos, o que representa mais do que a soma do outros quatro carros que fecham o TOP 5 do segmento. Isso mesmo, o Corolla vendeu mais do que Civic, Cruze, Fusion e Sentra somados. A questão que fica agora é: será que em 2019 o desempenho do Corolla será assim tão devastador? A resposta é: tudo indica que sim. Até porque, no primeiro semestre chega a 12ª segunda geração do sedã que virou sinônimo de vendas no Brasil.

LEIA MAIS

 + Conheça o novo Toyota Corolla, que chegará no próximo ano ao Brasil

+ Chevrolet confirma nova geração do Cruze já em 2019 com internet Wi-Fi 4G

+ Novo Jetta ganha versão de entrada abaixo dos R$ 100 mil para decolar nas vendas

+ Jetta, Corolla ou Civic: comparamos as versões topo de linha dos três sedãs médios

+ TOP 10: Prisma, Virtus e Corolla não dão espaço para a concorrência entre os sedãs

+ Mercedes X BMW X Audi: esquenta a briga nas vendas entre os sedãs de luxo no Brasil

Mas essa liderança, por mais folgada que seja, não indica que seus concorrentes vão jogar a toalha. Ao contrário, muita novidade chegará também em 2019 para tentar que alguns dos tantos admiradores do Corolla mudem de ideia e se aventurem em novas marcas.

O Jetta acabou de ganhar uma versão de entrada (250 TSI) com o preço de R$ 99.900, o que corresponde ao valor cobrado por versões intermediárias de seus rivais. A Volks aposta que essa versão – que mais equipada de tecnologia de que seus rivais nessa faixa de preço – traga melhores números de venda para o sedã alemão.

Outra carta que a Volks vai colocar à mesa em 2019 é a chegada do versão Highline do Jetta, com motor 350 TSI (mesmo do Golf GTI e Tiguan R-Line). A motorização 2.0 turbo de 220 cv era aguardada já para o lançamento da nova geração, o que não aconteceu no Brasil. Na Argentina, o ela chega antes como Jetta GLi.

Quem também promete bons números para 2019 é a Chevrolet. O Cruze também vai mudar de geração, chegando com o mesmo visual do modelo que foi lançado neste ano nos Estados Unidos. Além do visual renovado, o Cruze vai inaugurar, na Chevrolet, a tecnologia de internet 4G com wi-fi dentro da cabine. “O carro com internet vai ser um diferencial estratégico da Chevrolet no mercado e inaugura o quarto nível de conectividade veicular no país”, contextualiza Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.

Na mecânica não é esperada nenhuma novidade.  O bom motor 1.4 turbo de 153 cv e 24,5 kgfm de torque segue com o câmbio automático de seis velocidades. Trata-se de um conjunto mecânico moderno e eficiente, não havendo razão para mudanças.

Na Ford, o Fusion também vai mudar, mas basicamente no visual e na entrega de novos equipamentos no interior, pois não será uma nova geração. Há quem aposte que essa será a última geração do sedã da Ford.

Os outros modelos japoneses que “brigam” com o Corolla são Sentra e Civic. O sedã da Nissan vai mudar de geração em 2019 e promete um estilo mais ousado do que o atual, bastante conservador, como sempre foi. Já o modelo da Honda ainda colhe os frutos da chegada na 10ª geração e não deve ter novidades marcantes em 2019.

Vamos torcer para que o segmento dos sedãs médio continue com bons competidores para que ele não tem o mesmo destino fatídico dos hatches médios, que padecem com o crescimento dos SUVs compactos no Brasil.

* Por Bruno Vasconcelos

SBD Gasolina dura mais 3

1 Comentário

Clique para inserir um comentário

  • Cara, a fábrica da Toyota ainda está sendo adaptada, então é muito difícil que o Corolla chegue no primeiro semestre. Acho bom você consultar outros sites, a não ser que você tenha uma fonte interna da montadora que lhe disse isso.
    Já o Civic 2020 poderá contar com o Honda Sensing e um leve facelift já ocorrido nos EUA.

Instagram

Unable to communicate with Instagram.

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

Acompanhe nosso canal

300×250 NEO Blindados
RET Autoparvi Corolla
RET Gasolina Dura mais
RET Audi A5
RET Audi Approved